O Estado de São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: de acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, são mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional. Por isso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo promove um grande evento, em sua sede, para lançar o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista “Cachaça.SP”.
O evento acontecerá na quarta-feira (13/12), a partir das 14h, com a presença do secretário Guilherme Piai, que vai apresentar o novo plano de ações para incentivar a produção de orgânicos no Estado, o PLEAPO. O evento contará também com a presença de oito cadeias agrícolas, que vão expor seus produtos para venda e degustação, como mel, café, queijo, leite, ovos e derivados, frutas e produtos artesanais do agro paulista.
O objetivo do Cachaça.SP é avaliar, valorizar e divulgar a tradicional bebida produzida no Estado de São Paulo. Além disso, visa estabelecer um importante referencial de qualidade para os consumidores. A organização do concurso conta com participação de toda a Secretaria de Agricultura, da extensão rural através da CATI, da área de pesquisa com a APTA Regional, Defesa Agropecuária e de toda a cadeia produtiva que faz parte das Câmaras Setoriais.
Na ocasião, o secretário vai anunciar a primeira edição de seu Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO), em prol do desenvolvimento da produção de alimentos livres de defensivos químicos, incentivando a certificação das propriedades rurais, que consequentemente, facilitará o acesso a novos mercados e a linhas de créditos específicas.
Durante o evento, também serão abordados os os temas "Sementes orgânicas e bioinsumos", por Fernando Alves, Cati Sementes e Mudas; "Aplicativos para compras públicas orgânicas e preços", por Diógenes Kassaoka, Codeagro; "Projeto Vinhedo Agroecológico", por Wilson Tivelli, APTA Regional; e "Pleapo - Construção e importância", por Araci Kamiyama, Cati.
Bebida tipicamente brasileira, a cachaça é considerada o primeiro destilado das Américas: os registros históricos apontam que a produção da bebida começou na primeira metade do século 16. Atualmente, calcula-se que o Brasil possui capacidade instalada para produzir mais de um bilhão de litros de cachaça por ano, gerando mais de 600 mil empregos diretos e indiretos. Além de maior produtor, o Estado de SP é também o que mais consome e o que mais exporta a bebida.
Esse destaque no setor é explicado pelo alto volume de produção de cana de açúcar em solo paulista, mas também pelas características culturais das diferentes regiões. O Estado se destaca tanto na produção da cachaça industrial, também chamada de cachaça de coluna, quanto nas cachaças artesanais ou de alambique.
SERVIÇO
Lançamento 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista “Cachaça.SP”.
Data: 13/12/2023 -Horário: 14h
Local: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 - República - São Paulo
Entrada Gratuita