Avicultura 04/03/2024

Ministério da Agricultura registra mais três casos de gripe aviária

País chega a 158 casos - nenhum deles em aves de granjas comerciais

Doença foi diagnosticada em aves da espécie trinta-réis-boreal

Redação em Campo Grande/MS

O Ministério da Agricultura registrou mais três casos de gripe aviária em aves silvestres - todos de alto potencial transmissivo - da espécie trinta-réis-boreal. Os registros são de Piúma (ES), São João da Barra e São Francisco de Itabapoana (RJ). Com o novo caso, São João da Barra chegou a sete focos de gripe aviária neste ano, no mesmo número de casos de Vila Velha (ES).O país chegou, assim, a 158 casos, sendo 155 em aves silvestres e três em aves de criação em fundo de quintal, desde 15 de março do ano passado.O ministério não tem registro de infecção em granjas comerciais.

Japão

Terminou na sexta-feira (1º) a vistoria de técnicos do Japão para avaliação do controle da gripe aviária no Brasil. Representantes do Ministério da Agricultura acompanharam pela internet a reunião realizada na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo.
Agora, o governo japonês vai enviar um relatório às autoridades brasileiras informando se manterá a importação de material genético avícola e de carne de frango e de ovos de consumo de municípios não atingidos pela doença.Brasil, Paraguai, Nova Zelândia e Austrália não registraram gripe aviária em granjas comerciais.A missão japonesa chegou ao Brasil no dia 26 de fevereiro e conheceu a produção em granjas e os sistemas de controle da gripe aviária.


TAGS: ave - gripe