Publicidade
Arroz 03-11-2024 | 13:46:00

Abiarroz quer aumentar o consumo de arroz no Brasil

Entidade aprovou lançamento de campanha de incentivo ao consumo do cereal na sua reunião comemorativa dos 15 anos


Por: Redação RuralNews


O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia. O setor é estratégico para a economia brasileira,com o país exportando o cereal principalmente para o mercado latino-americano e africano. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve produzir 10,395 mil toneladas de arroz na safra 2024/2025.
E a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) se prepara para lançar, em 2025, uma campanha para incentivar ainda mais o consumo do cereal Brasil. O objetivo é destacar a importância desse alimento para a dieta do brasileiro e sua contribuição para a economia nacional e global.
Fundada em 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial orizícola nacionalmente em seus interesses junto às diversas esferas de poder. Atualmente, representa indústrias e cooperativas filiadas em diversas regiões do Brasil, que, juntas, são responsáveis por 80% do arroz beneficiado no país.
O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia
O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia



Por meio do projeto Brazilian Rice, realizado com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), atua na abertura de mercados e promove a imagem do arroz fora do país. Também desenvolve ações voltadas à sustentabilidade da atividade industrial orizícola, com enfoque na interlocução junto a entidades governamentais. A proposta da campanha foi apresentada na sexta-feira (01/11) às empresas associadas, que respondem por 80% do total de arroz beneficiado no país. Na ocasião, um fundo foi aprovado para financiar essa e outras ações voltadas ao aumento do consumo.“A Abiarroz está completando 15 anos de atuação em prol dos interesses da cadeia orizícola no país. A campanha de incentivo ao consumo que vamos lançar busca marcar esse momento e exaltar nosso grão — inteiro, translúcido e de alto padrão —, reconhecido mundialmente pela sua qualidade”, justifica o presidente da Associação, Elton Doeler.Com presença garantida na mesa do brasileiro, o arroz é um dos alimentos mais consumidos no país. A campanha planejada pela Abiarroz quer propagar a versatilidade e o valor nutricional do produto, promover a diversidade de variedades disponíveis e combater a desinformação.“Queremos mostrar que, mais do que um alimento essencial para a segurança alimentar, o arroz apresenta um enorme potencial, tanto para a culinária quanto para a economia”, destaca a diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva.

TAGS: Arroz - consumo de arroz




Publicidade