Trigo 13-06-2025 | 9:45:00

USDA reduz estoques finais globais de trigo e eleva exportações dos EUA na safra 2025/26

Relatório de junho aponta leve aumento na produção americana, maior comércio mundial e queda nos estoques globais

Por: Redação RuralNews

Nos Estados Unidos, a produção total de trigo foi ajustada para 52,28 milhões de toneladas, com aumento concentrado no trigo vermelho brando de inverno (SRW) e trigo branco de inverno, que compensaram a menor produção do trigo vermelho duro (HRW). Apesar da elevação da oferta, os estoques finais foram reduzidos em 680 mil toneladas, chegando a 24,44 milhões de toneladas. Ainda assim, esse volume está 7% acima do registrado na safra anterior.
VEJA TAMBÉM:

As exportações americanas também foram revisadas para cima, com previsão de 22,45 milhões de toneladas, motivadas por vendas mais fortes no início do ano comercial 2025/26. O preço médio do trigo nos EUA foi ajustado para US$ 5,40 por bushel, uma alta de US$ 0,10 em relação à projeção anterior, refletindo a redução nos estoques.
USDA reduz estoques finais globais de trigo e eleva exportações americanas na nova estimativa para a safra 2025/26. Foto: Canva


No cenário global, a produção total está estimada em 1,072 bilhão de toneladas, com queda de 1,2 milhão de toneladas frente ao relatório anterior. O recuo se deve principalmente à redução dos estoques iniciais da Rússia, que mais do que compensou os aumentos de produção na União Europeia (136,6 milhões de t) e na Índia (117,5 milhões de t). A consultoria Strategie Grains também elevou as previsões de safra para países europeus como Espanha, Romênia e Bulgária, prevendo até volumes recordes.

O consumo global foi ajustado para cima, atingindo 809,8 milhões de toneladas, puxado por maior uso na alimentação e indústria em países como Nigéria, Sudão e Índia. Já o comércio internacional deverá alcançar 214,3 milhões de toneladas, alta de 1,3 milhão, refletindo o crescimento das exportações pela União Europeia e pelos EUA.

Com todos esses ajustes, os estoques finais mundiais de trigo foram reduzidos em 3 milhões de toneladas, caindo para 262,8 milhões de toneladas, o que pode dar suporte aos preços no médio prazo, dependendo do ritmo das colheitas e das condições climáticas no Hemisfério Norte.

TAGS:
USDA - Trigo - Relatório - Relatório USDA - Exportações - EUA - Safra


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: