Clima 14-04-2025 | 10:35:00

Quando que vai esfriar de novo?

Saiba quando as temperaturas devem cair de forma significativa

Por: Redação RuralNews

Quando é que vai esfriar de novo? Essa é a pergunta que está na cabeça de muita gente.
VEJA TAMBÉM:

A primeira onda de frio do outono foi registrada no primeiro fim de semana de abril, com queda generalizada nas temperaturas e recordes no Sul, Sudeste e até em Mato Grosso do Sul. Mas o calor logo voltou. Agora, circula uma fake news dizendo que o estado de São Paulo terá 10°C nesta semana — o que não é verdade.
Frio intenso está previsto apenas para o final de abril, segundo a Climatempo. Foto: Canva


De acordo com a Climatempo, não há nenhuma massa de ar frio intensa prevista para os próximos dias. O que deve ocorrer é apenas uma leve queda nas temperaturas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, região que tradicionalmente recebe primeiro e com mais força as ondas de frio no Brasil. Mesmo assim, nada que fuja do comum para essa época do ano.

Durante o feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes, o tempo deve seguir relativamente quente durante as tardes. No Sul e Sudeste, as noites e madrugadas terão temperaturas amenas, com friozinho nas áreas serranas, mas nada intenso.

As simulações atmosféricas de médio prazo indicam uma nova massa de ar frio sobre o Brasil a partir do dia 23 de abril. Essa frente fria, de origem polar e com forte intensidade, deve ser mais intensa que a registrada no início do mês. A expectativa é de uma trajetória continental, com o ar frio avançando pelo interior do continente, o que aumenta o potencial de resfriamento no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar até Rondônia, Acre e sul do Amazonas, provocando friagem.

Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, ainda há incertezas sobre a frente fria que deve chegar após o feriado da Páscoa/Tiradentes, mas já é possível afirmar que ela será mais potente que a anterior. A previsão é de temperaturas abaixo de 10°C no Paraná, em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. A intensidade do frio no Sul dependerá do posicionamento e deslocamento de um ciclone extratropical associado a essa frente fria. Ele também alerta para a possibilidade de temporais durante a passagem do sistema.

Além dessas regiões, o ar frio poderá provocar friagem em Rondônia e Acre. E há chance de uma nova massa de ar frio atingir o Brasil entre o fim de abril e o início de maio.

Mesmo com essas previsões, abril deve terminar com temperaturas dentro ou acima da média na maior parte do país. Até o fim do feriado, não há nenhuma onda de frio prevista.

TAGS:
Temperaturas - Clima - Climatempo - Previsão - Frente Fria


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: