Soja 04-02-2026 | 9:15:00

Produtividade da soja em MT sobe 7% e safra pode superar 50 mi t

Com chuvas mais regulares, Imea revisa rendimento para 64,73 sacas por hectare na safra 2025/26

Por: Redação RuralNews

Com isso, a produção estadual permanece estimada em 50,52 milhões de toneladas, enquanto a área cultivada segue em 13,01 milhões de hectares. Assim, o desempenho se aproxima do recorde da safra passada, quando a produtividade superou 66 sacas por hectare.
VEJA TAMBÉM:

Chuvas impulsionam rendimento das lavouras

Chuvas regulares elevam produtividade da soja em Mato Grosso na safra 2025/26. Foto: Famato / Divulgação


Segundo o Imea, a regularização das chuvas a partir de dezembro favoreceu o desenvolvimento das lavouras em praticamente todas as regiões do estado. O levantamento considera as visitas técnicas do projeto Imea em Campo, realizado em parceria com a Aprosoja MT, que acompanha a safra desde o início do ciclo.

De acordo com o coordenador de Inteligência de Mercado Agropecuário do instituto, Rodrigo Silva, o avanço das chuvas ocorreu com intensidade suficiente para recuperar o potencial produtivo. “As chuvas chegaram com bastante vigor e potencializaram a lavoura. Além disso, já observamos aumento de produtividade nas áreas colhidas”, afirmou.

Embora o plantio tenha começado fora da janela ideal, devido à estiagem inicial, os produtores conseguiram minimizar os impactos. Dessa forma, os efeitos negativos ficaram restritos a áreas pontuais, enquanto a colheita segue avançando normalmente nas principais regiões produtoras.

Oferta equilibrada pode pressionar preços



No lado da demanda, o Imea projeta estabilidade para a safra 2025/26. O consumo total deve atingir 50,20 milhões de toneladas. As exportações seguem estimadas em 32,10 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno em Mato Grosso soma 13,24 milhões. Já o consumo interestadual tende a recuar para 4,86 milhões de toneladas.

Como resultado, os estoques finais podem alcançar 600 mil toneladas, mais que o dobro do registrado no ciclo anterior. Nesse contexto, Silva alerta para possível pressão sobre as cotações. “Se a produção continuar nesse ritmo, os estoques podem aumentar. Com isso, os preços ficam mais pressionados, com soja abaixo de R$ 100 por saca”, destacou.

Por fim, o Imea informa que a consolidação dos dados de área cultivada, obtidos por geoprocessamento, deve ocorrer no início de abril.

TAGS:
Produtividade - Soja - MT - Mato Grosso - Imea - Rendimento - Produtividade da soja


Texto publicado originalmente em Destaque
Leia também: