Citricos 09-05-2025 | 8:04:00

Oferta antecipada da laranja pera pressiona mercado e derruba preços

Chegada de frutas precoces reduz o valor da laranja pera no mercado de mesa, enquanto setor aguarda estimativa da nova safra

Por: Redação RuralNews

Os preços da laranja pera caíram com força nesta semana no mercado de mesa, devido ao aumento da oferta provocado pela entrada das frutas precoces.
VEJA TAMBÉM:

Segundo levantamento do Cepea, de segunda a quinta-feira, a média de negociação da fruta foi de R$ 85,35 por caixa de 40,8 kg, representando queda de 9,03% em comparação com a semana anterior.
Chegada de frutas precoces aumenta a oferta da laranja pera e puxa preços para baixo no mercado de mesa. Foto: Canva


ESTIMATIVA

O Fundecitrus divulga nesta sexta-feira, dia 9, a primeira estimativa da produção da safra de laranja 2025/26 para São Paulo e o Triângulo Mineiro. A projeção é uma das mais aguardadas pelo setor citrícola brasileiro, especialmente diante das incertezas quanto ao preço que será definido pela indústria para pagamento ao citricultor na próxima temporada, após a safra 2024/25 ter registrado valores recordes.



De acordo com pesquisadores do Cepea, a expectativa geral é de que a produção da safra 2025/26 seja superior à do ciclo que está se encerrando. Essa perspectiva se baseia no desempenho limitado da safra 2024/25, prejudicada pelo clima adverso, com temperaturas elevadas e tempo seco, que comprometeram o desenvolvimento dos pomares.



A partir de outubro de 2024, no entanto, as chuvas retornaram com maior intensidade e as temperaturas se mantiveram próximas ou levemente acima da média histórica. Esse novo cenário deve favorecer a produtividade para 2025/26, mesmo com o avanço do greening.

TAGS:
citricos - laranja - cotação laranja - cepea


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: