Internacional 12-05-2025 | 9:05:00

Fávaro destaca fortalecimento do agro brasileiro em reunião com entidades em Pequim

Ministro Carlos Fávaro reforça a importância do diálogo com o setor produtivo e destaca oportunidades para o agro brasileiro na China

Por: Redação RuralNews

Na manhã desta segunda-feira (12), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se em Pequim, na China, com representantes de 13 entidades do agronegócio brasileiro. Acompanharam o encontro o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, os secretários do Mapa, Luis Rua (Comércio e Relações Internacionais) e Carlos Goulart (Defesa Agropecuária).
VEJA TAMBÉM:

Carlos Fávaro se reúne com representantes de entidades do agro em missão oficial à China. Foto: Lucas Costa / Ministério da Agricultura e Pecuária


A reunião fez parte da missão oficial ao país e teve como objetivo reforçar o diálogo com o setor produtivo, identificar oportunidades de negócios e alinhar estratégias para ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado chinês.



“Esta é a maior missão governamental que realizamos na China, e vocês, empresários, são fundamentais para estreitarmos as relações e ampliarmos os negócios do agro brasileiro”, afirmou Fávaro. “Vamos fazer com que Brasil e China, com respeito mútuo, fortaleçam suas relações comerciais, para o benefício do povo chinês e, principalmente, para que o povo brasileiro possa aproveitar essas oportunidades”, completou.



O embaixador Marcos Galvão ressaltou o avanço das exportações brasileiras para a China nos últimos dois anos. “O Brasil foi, no ano passado, o mercado para o qual as exportações da China mais cresceram: 22%. Somos, cada vez mais, um parceiro comercial estratégico para os chineses”, afirmou.



Estiveram presentes representantes da ABPA, ANEC, ABAG, BSCA, ABRAFRUTAS, ABRAPA, ABIEC, ABIARROZ, CitrusBR, CECAFÉ, UNEM, CropLife Brasil, IBRAFE e CTNBio.



A delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária incluiu ainda o chefe de gabinete do ministro, Wilson Taques; os adidos agrícolas Jean Gouhie e Leandro Feijó; o diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e Sustentabilidade, Augusto Billi; a diretora de Promoção Comercial e Investimentos, Ângela Pimenta Peres; o coordenador de Investimentos Estrangeiros, Thiago Luiz Arcebispo; o chefe do serviço de monitoramento em biossegurança de OGM, Eder Toppa; o chefe da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno; a chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Mapa, Carla Madeira; e a coordenadora-geral de Comunicação Social, Patrícia Távora.

TAGS:
Fávaro - Agro - Agro Brasileiro - Pequim -


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: