Citricos 14-05-2025 | 13:38:00

Custo em alta e avanço do greening ameaçam viabilidade da produção de laranja em 2025/26

Recomendação é o produtor conhecer o custo real do seu pomar para tomar decisões estratégicas frente à nova safra

Por: Redação RuralNews

A análise considerou dois perfis produtivos em regiões importantes do estado de São Paulo. No Projeto 1, localizado na região centro-sul, com sistema de sequeiro e adensamento moderado, o custo total pode chegar a R$ 42.700 por hectare. Já no Projeto 2, modelo irrigado e de alto adensamento no norte do estado, os custos podem ultrapassar R$ 54.000 por hectare.
VEJA TAMBÉM:

Entre os principais fatores de pressão no orçamento estão a colheita e o frete, que podem representar até 30% do total, além da intensificação dos tratamentos fitossanitários contra o greening (HLB), que elevam significativamente os gastos com defensivos.
Foto: Canva


Apesar das estimativas iniciais indicarem uma possível recuperação da safra, com previsão de colheita de 314,6 milhões de caixas segundo o Fundecitrus, o aumento dos custos reduz a margem dos produtores, especialmente se os preços recuarem e ficarem abaixo dos patamares recordes de 2024.

Diante desse cenário, a recomendação dos autores do estudo, Renato Ribeiro e Margarete Boteon, da equipe Citros/Cepea, é que cada produtor calcule o custo real de produção com base no potencial produtivo do pomar, considerando os riscos climáticos e sanitários específicos da sua região.

TAGS:
citricos - laranja - cotação laranja - cepea


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: