Aviação e Drones 10-09-2025 | 10:20:00

Cartilha do Sistema FAEP orienta uso seguro de drones na lavoura

Cartilha orienta produtores sobre uso seguro de drones de pulverização conforme legislação e boas práticas

Por: Redação RuralNews

No entanto, essas funções exigem atenção redobrada, já que drones de pulverização são maiores e mais pesados. Além disso, seu manuseio requer conhecimento técnico específico e cuidados adicionais.
VEJA TAMBÉM:

Cartilha orienta sobre operação segura e legal

Material apresenta orientações para operação segura e conforme a legislação vigente. Foto: Sistema FAEP / Divulgação


Para auxiliar os agricultores, o Sistema FAEP lançou a cartilha “Drones na lavoura – guia completo para pulverização agrícola”. O material traz informações para o uso responsável e seguro dos drones, sempre em conformidade com as normas legais.

Além disso, permite que o produtor decida entre contratar serviço especializado ou adquirir o próprio equipamento, considerando assim as necessidades e a capacidade de gerenciar os aspectos técnicos e legais da atividade. Dessa forma, o agricultor pode escolher a melhor alternativa para sua realidade.

A cartilha apresenta um guia detalhado de operação, incluindo também checklist para contratação de terceiros ou uso próprio. Ainda assim, traz recomendações de boas práticas, garantindo uma aplicação eficiente, segura para o operador, para o meio ambiente e para culturas vizinhas.

Outro ponto abordado é a legislação vigente. Para operar drones de pulverização, é necessário registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e cadastro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Além disso, a cartilha inclui uma seção com contatos de órgãos e entidades que auxiliam o produtor a se manter atualizado sobre as normas legais, facilitando assim o cumprimento das exigências.

Conteúdo desenvolvido com especialistas



O material foi elaborado pelo corpo técnico do Sistema FAEP e contou com a participação de especialistas do Mapa, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR). Portanto, a cartilha reúne orientações confiáveis e atualizadas, que auxiliam o produtor a operar com segurança e eficácia.

Clique aqui para acessar a Cartilha Drones na Lavoura

TAGS:
Cartilha - Sistema FAEP - Drones - Lavoura - Drones de pulverização - Legislação -


Texto publicado originalmente em Notícias
Leia também: