Trigo
10-11-2021 | 14:30:00
Por: CNA - Confedera
Dia do Trigo – Cereal é o segundo mais produzido no mundo
O trigo é um dos cereais mais antigos cultivados pelo homem e o segundo mais produzido no mundo
Por: CNA - Confedera
O Dia do Trigo é celebrado nesta quarta, 10 de novembro, e o Sistema CNA/Senar parabeniza todos os produtores que se dedicam ao cultivo do cereal.
Por ser caracterizado como uma cultura de inverno, o trigo é produzido principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul, mas também pode se adaptar a outras regiões. O plantio do cereal no Brasil deve seguir as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura e varia de acordo com a região do país.
Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2021/2022 o Brasil deve produzir mais de 8 milhões de toneladas de trigo, volume 31,4% superior à safra 2020/21. A perspectiva de área cultivada é de 2,7 milhões de hectares, um aumento de 15,6% em relação à última safra.
De acordo com a Conab, a colheita da safra de 2021 já atingiu quase 69% da área total até o dia 6 de novembro. No Paraná, a área colhida já ultrapassa os 84%. “Os rendimentos obtidos estão variando de acordo com o nível tecnológico e as condições climáticas nas diferentes regiões produtoras durante o ciclo de desenvolvimento”, disse a entidade.
O coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, explicou que as ferramentas de gestão de risco da atividade agropecuária, como o seguro rural, estão cada vez mais importantes para culturas como o trigo.
Diante do cenário vivenciado em 2021, o coordenador afirmou que tornam ainda mais fundamentais os aprimoramentos na amenização de prejuízos na lavoura por adversidades climáticas e mercadológicas.