Publicidade
Trigo 29-09-2023 | 9:22:00

Clima impacta trigo no Rio Grande do Sul e Paraná

De acordo com o levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento, 29% do trigo no Brasil já foi colhido


Por: Climatempo


De acordo com o levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 29% do trigo no Brasil já foi colhido. No Rio Grande do Sul, as lavouras já mostram as consequências do excesso de chuvas e falta de horas de sol, principalmente naquelas semeadas mais cedo. Nessas lavouras, há a presença de doenças fúngicas e os tratamentos não foram suficientes para conter o dano, principalmente devido ao excesso de água no solo que inviabilizou as operações. Nas lavouras que recém entraram na fase reprodutiva, o nível de doenças é menor.
No Paraná, a maior parte das lavouras encontra-se em enchimento de grãos e maturação. Algumas áreas refletem os impactos das altas temperaturas, além dos últimos eventos de chuva com ventos fortes que causaram danos, inclusive acamamento.

Em Santa Catarina, as lavouras permanecem em boas condições e mais da metade está entre desenvolvimento vegetativo e floração. Casos pontuais de doenças fúngicas foram tratados, e demais tratos culturais e preventivos estão sendo executados para a manutenção da produtividade e qualidade. A colheita iniciou em lavouras semeadas em meados de maio.

Condições do trigo em outros estados produtores

Em Minas Gerais, a colheita avançou, restando algumas áreas, sobretudo irrigadas. O produto tem apresentado boa qualidade, de forma geral. Em São Paulo, a colheita avança, mas há relatos de oídio e ferrugem que estão sendo tratados. Em Goiás, as lavouras irrigadas estão finalizando a colheita. Em Mato Grosso do Sul, o forte calor está colaborando para a perda de umidade nos grãos das últimas lavouras. Na Bahia, a colheita vem apresentando produto de ótima qualidade. Os produtores aceleram a colheita visando liberar a área para o plantio antecipado da soja.

TAGS: clima - trigo - paraná - rio grande do sul




Publicidade