Tecnologia e inovação
08-12-2020 | 13:44:00
Por: Redação RuralNews
Estudantes do interior do Ceará ganham prêmio por criarem robô semeador com sucata movido a energia solar
O projeto foi o grande vencedor nacional da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa global da Samsung
Por: Redação RuralNews
O projeto "Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar" é composto por sucata de motos e automóveis, além de placa de energia solar, e foi desenvolvido com base em uma dificuldade local de Cascavel, cidade da região metropolitana de Fortaleza, com cerca de 86 mil habitantes e diversas fazendas de plantação nos arredores. O objetivo é oferecer benefícios através do aumento de produção com menor esforço físico, gerando ainda ampliação da oferta de alimentos por um menor custo à sociedade e reduzindo os impactos ao meio ambiente.
A ideia surgiu com Ud Madeiro Pereira, estudante que mora em um sítio afastado da área urbana e acompanha de perto trabalhadores rurais enfrentando altas temperaturas e com desgaste físico para realizarem aragem e semeadura, sem encontrar alternativas em maquinários por conta dos altos preços. Diante desse problema, Ud se juntou a duas colegas, Jamilly Félix Lima e Anna Beatriz Santos Fonseca, para desenvolver um robô mecanizado que não só poupa o esforço do agricultor, mas aumenta sua produção a um custo acessível. O nome "Vespertílio" foi escolhido porque significa, em latim, morcego, um dos principais animais semeadores.
"Não existe robô agricultor no mercado brasileiro e, também por isso, o maquinário é bem caro. Desenvolvemos um robô completamente sustentável, porque tem de ser de baixo custo para os agricultores terem acesso. Usamos materiais recicláveis, como peças de moto e de automóveis, em toda a estrutura do robô e uma placa de energia solar ligada a controlador de carga. Construímos um sistema em que é possível definir a quantidade de sementes a serem plantadas e a distância que devem ficar", contou Ud Madeiro Pereira.
"A motivação foi pensando na sociedade, colocando em prática questões físicas. Os estudantes foram em oficinas de moto e conseguiram materiais que não seriam mais usados, como bobinas, peças elétricas, pneus, e a placa de energia solar para montar o robô. Também trabalhamos conceitos técnicos para calcular distância e fazer plantios, dependendo da semente a ser utilizada. Foi um grande aprendizado para todos nós", disse Thayane Rabelo Braga Farias, orientadora do projeto e professora de Engenharia de Alimentos e do curso de técnico de agroindústria da escola.
Além de prêmios já recebidos, como notebooks, e mentorias técnicas, cada estudante da equipe que conquistou a primeira colocação entre os vencedores nacionais do Prêmio Respostas para o Amanhã de 2020 ganhou um smartphone Samsung, enquanto a escola levou uma Smart TV Samsung.
"Estamos orgulhosos por ver como esses jovens de Cascavel trouxeram um desafio particular da região agrícola em que vivem, percebendo uma dificuldade muito grande nas condições de trabalho, que afeta a qualidade dos plantios, e desenvolveram uma forma muito criativa para ajudar na aragem e semeadura, utilizando conceitos muito ligados a sustentabilidade, como materiais recicláveis e energia solar. É um projeto de relevância social, ambiental e econômica, com tributos de funcionalidade e potencial de escala, podendo beneficiar um número ainda maior de pessoas", afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
"O projeto desenvolvido pelos estudantes da Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, assim como outros projetos premiados e finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã 2020, mostram a importância de a escola articular os conhecimentos curriculares a práticas sociais, com um olhar atento para as questões do território em que se está inserido. O Brasil tem mais de 180 mil escolas, um dos poucos equipamentos públicos presentes em quase todos os territórios. Seu potencial para prover transformações nas trajetórias dos estudantes e no desenvolvimento sustentável do país é enorme", avaliou Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Programas e Projetos do CENPEC Educação, organização responsável pela coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã.
Outros premiados
O resultado de 2020 comprova a capacidade dos jovens de Cascavel no desenvolvimento de soluções com experimentação científica e/ou tecnológica. Além do vencedor, a cidade tem um representante na segunda colocação: o projeto "CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável", de estudantes da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento. O prêmio é uma Smart TV Samsung ao colégio e um tablet Samsung para cada estudante da equipe. Os projetos repetem o feito que Cascavel atingiu em 2019, quando escolas da cidade também ocuparam os dois primeiros lugares do programa da Samsung.
Em 2020, a terceira colocação do Prêmio Respostas para o Amanhã foi de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife, com o projeto "Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano", que ajuda na remoção de corantes têxteis e minimiza danos ambientais. A escola ganhará uma Smart TV Samsung e cada aluno da equipe receberá um Smartwatch Active Samsung.
A comissão avaliadora do Prêmio Respostas para o Amanhã também decidiu fazer uma menção honrosa ao projeto "Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês", no qual alunas do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, de Palotina, região oeste do Paraná, desenvolveram minifoguetes de PVC capazes de reflorestar áreas desmatadas a baixíssimo custo.
Além da comissão avaliadora, também houve votação popular para escolher três projetos - o troféu "Projeto Vencedor pelo Júri Popular" foi entregue aos colégios eleitos pelo público, e cada um dos estudantes envolvidos no projeto ainda receberá um fone de ouvido Samsung Buds+.
Em eleição com mais de 88 mil votos, os vencedores foram a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, também de Cascavel, no Ceará, com o projeto "BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes", que utilizou resíduos agroindustriais de abóbora como um biocoagulante facilitador do tratamento da água; a Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca, em Pernambuco, com o projeto "Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorrepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos", que desenvolveu aromatizante e larvicida à base de canela e hortelã para combater o mosquito Aedes aegypti; e Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros, em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com o projeto "Telha Térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN", que desenvolveram telhas com gesso e palha de coqueiro.
Nas fases anteriores, cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 projetos semifinalistas receberam um notebook Samsung, e os orientadores dos 100 primeiros projetos considerados aptos ganharam um Kit Arduino Samsung.
Respostas para o Amanhã 2020
Mesmo em um cenário atípico de distanciamento social, o programa atraiu 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes somente nesta sétima edição. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).
Os 10 projetos finalistas desta sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã receberam mentoria online desde setembro, quando foram divulgados os 20 semifinalistas. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão, que avaliou com base em uma novidade nesta edição: a Mostra Respostas para o Amanhã, realizada em 18 de novembro, quando as equipes apresentaram seus projetos.
Iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Curso STEM online
O aplicativo do Prêmio Respostas para o Amanhã, disponível para download na Play Store, também oferece o Curso STEM, totalmente online e gratuito. Em seis módulos, com carga horária total de 20 horas e direito a certificação, tem como objetivo auxiliar educadores a estimular alunos constantemente com a mesma eficiência do programa global da Samsung, utilizando uma abordagem atual e inovadora.
O Curso STEM estimula o desenvolvimento de um ensino e aprendizado de ciências inovador, criativo e investigativo, considerando as demandas cotidianas dos estudantes para estimular neles o protagonismo na busca por conhecimentos. Assim, os módulos tratam de ensino de ciências no primeiro módulo e avanços focados em STEM nas etapas seguinte, falando sobre abordagem, projetos, aprendizagens, plano de projeto e avaliação.
É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada módulo nem prazo para realizar o curso, mas a abertura do módulo seguinte depende da finalização do anterior. São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é auto formativa, sem mediador da aprendizagem, mas é possível tirar dúvidas por meio do faleconosco@respostasparaoamanha.com.br .
Confira os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã de 2020:
Vencedores nacionais
1º lugar
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)
2º lugar
EEM Ronaldo Caminha Barbosa
CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável
Cascavel (CE)
3º lugar
IFPE - Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)
Menção honrosa
CAE Adroaldo Colombo
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês
Palotina (PR)
Júri popular
EEMTI Marconi Coelho Reis
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes
Cascavel (CE)
Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca
Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos
Ipojuca (PE)
EE Tristão de Barros
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN
Currais Novos (RN)
Sobre o CENPEC Educação
O CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1987 para contribuir com a redução das desigualdades no país e com a melhoria da qualidade da educação pública, desenvolvendo projetos, pesquisas, metodologias, tecnologias educacionais inovadoras, formações e assessoria a políticas públicas.