Publicidade
Soja 06-11-2024 | 14:55:00

Soja reage à eleição de Trump com perdas na Bolsa de Chicago

Possível volta da guerra comercial sobretudo com a China, com a taxação de produtos importados, dispara cotações do dólar e outras moedas


Por: Redação RuralNews


É uma reação do mercado frente à eleição de Trump para a presidência dos EUA, que promete retomar a taxação dos produtos importados, o que deve reacender a guerra comercial, sobretudo com a China.
O dólar dispara frente a outras moedas e os títulos do tesouro norte-americano sobem diante da possibilidade de retomada de certo nacionalismo econômico. O mercado teme certo descontrole da inflação e a elevação dos juros.
Nesta sexta-feira, o USDA vai apresentar o relatório de oferta e demanda relativo a novembro. O mercado espera um pequeno corte na estimativa de produção dos EUA, para 124,0MT, ante 124,7MT do mês passado. Os estoques são esperados nos mesmos níveis, em 15,0MT. Na última temporada, a produção ficou em 113,3MT, com estoques finais de 9,3MT.
Dólar volta a apresentar alta expressiva contra o Real. Isto acaba compensando as perdas apuradas na bolsa norte-americana na conversão para o preço doméstico. Mas, em termos de safra velha, o fator mais importante é a escassez de oferta neste período de entressafra. Com a eleição de Trump a tendência é que os produtos norte-americanos percam competividade em favor de produtos brasileiros. Com isso, deveremos assistir à valorização dos prêmios nos portos, notadamente para a safra nova.
No spot, prêmios são apontados na faixa entre 160/220. Indicações de compra no oeste do Paraná entre R$ 139,00/141,00 e em Paranaguá na faixa de R$ 145,00/147,00 – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.

TAGS: soja - camilo motter - cbot - bolsa de chicago - eleições EUA




Publicidade