Publicidade
Soja 17-10-2022 | 18:35:00

Soja fechou em levíssima alta, impulsionada pela forte exportação

Alta do óleo de soja, contrabalançada pelos problemas de escoamento no Rio Mississipi, também ajudou.


Por: Luiz Carlos Pacheco


CAUSAS DA ALTA DE HOJE
O mercado de soja fechou praticamente estável, com os fatores positivos da forte exportação, que teve aumento de 92,69% sobre a semana anterior, mais a alta do óleo de soja contrabalanceados pelos problemas de escoamento pelo Rio Mississipi: mais da metade das vendas para a China tiveram que ser escoada pelos portos do Pacífico, aumentando os custos.

FUNDOS APOSTAM NA BAIXA DA SOJA Em relação à soja, os principais fundamentos baixistas no horizonte são o agravamento da crise imobiliária e financeira na China, uma gigantesca desaceleração econômica na União Europeia devido à crise energética e a retaliação comercial do governo chinês contra os EUA (como aconteceu durante o governo de Donald Trump). As posições líquidas surgem da diferença entre as posições compradas (“longas”, que definem um preço máximo e, portanto, apostam em um mercado altista) e as posições curtas (“curtas”, que definem um preço mínimo e, portanto, apostam em um mercado altista). mercado baixista.

EXPORTAÇÕES SEMANAIS EUA
Dados de Inspeções Semanais de Exportação mostraram que 1.882 MMT de soja foram embarcados para a semana encerrada em 13/10. Isso foi quase o dobro da semana anterior, mas está atrasado em comparação com 2,45 MMT da mesma semana do ano passado. A China foi o principal destino com 72% do total. O USDA teve o total da temporada de 4,67 MMT até 10/13, em comparação com 6,035 MMT durante a campanha do ano passado.
ÓLEO DE SOJA SOBE POR ATAQUES RUSSOS A INSTALAÇÕES DE ÓLEO DE GIRASSOL
Drones russos atacaram tanques de óleo de girassol no porto de Mykolaiv, na Ucrânia.enbsp;
INDONESIA REDUZ IMPOSTO DE EXPORTAÇÃO

Com efeito imediato e até o final de outubro, as exportações de óleo de palma da Indonésia terão um imposto de exportação de US$ 3/MT reduzido do nível atual de US$ 33/MT.

TAGS: notícias agrícolas - portal rural news - notícias do agronegócio - portal de notícias - agro o tempo todo - ruralnews - ruralnewsbr




Publicidade