Publicidade
Soja 11-08-2022 | 18:49:00

Soja continua com sequência de altas na Bolsa de Chicago

A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em alta de 1,45%, ou $ 20,75 cents/bushel a $ 1456,0


Por: Luiz Carlos Pacheco


Entre as causas da alta de hoje, está o cenário de déficit hídrico continuaria pelos próximos dias nos EUA, gerando preocupação com a produtividade e permitindo aumentos de preços. Dólar fraco, petróleo em alta e produtos de soja adicionaram um sentimento de alta. Mercado aguardando um novo relatório mensal do USDA.
CLIMA NOS EUA PODE FAZER O PREÇO SUBIR?
Sim, mas só um pouco, não muito. Em relação às condições climáticas, o analista Ben Potter, da Farm Futures, disse em comentário que não são esperadas chuvas expressivas no centro dos EUA entre quinta e domingo, mas muitas áreas verão ao menos alguma umidade durante esse período. Ainda conforme o analista, a perspectiva é de condições mais secas do que o normal para as Planícies do Norte e para o norte do Meio-Oeste entre 17 e 23 de agosto, com condições mais frias do que o normal no cinturão do milho.

EXPORTAÇÕES FARELO EUA
O USDA informou um total de 103.400 toneladas de farelo de soja vendido para o México por meio de seu sistema de relatórios diários nesta manhã.

FATORES DE BAIXA DO DIA
- CHINA REDUZ ESMAGAMENTO DE SOJA: Os estoques de farelo e óleo de soja na China recuaram pela 3ª semana seguida. Os estoques de farelo e de óleo de soja recuaram acompanhando a redução do processamento. As margens ruins e redução do recebimento de soja importada são os motivos. A taxa de ocupação caiu abaixo dos 60%. As indústrias na China ainda estão bem descobertas para os próximos 3 meses. Ainda precisam comprar de 12 a 13 milhões de toneladas. Nessa semana a China comprou 4 barcos no Brasil, 2 nos EUA e 1 na Argentina. O ritmo voltou a cair.enbsp;
- A INDÚSTRIA DE RAÇÕES NA CHINA CORTOU PREÇOS. A queda do preço do farelo e do milho no mercado interno seriam os motivos. O preço da ração para suínos no Leste da China já caiu mais de $40 por tonelada. A queda aumenta ainda mais a margem do suinocultor. Ontem a New Hope divulgou seu balanço do 1º semestre. O volume de suínos vendidos quase que dobrou em relação ao ano passado. As ações da empresa ainda acumulam perda de mais de 7% no ano.

- EXPORTAÇÕES SOJA EUA MENORES: Os dados de vendas de exportação, divulgados nesta manhã, indicaram um total de 66.710 MT em reduções líquidas nas vendas de soja da safra antiga. Essa é a 6 vez nas últimas 7 semanas que uma redução líquida foi relatada, pois a Unknown teve 569.200 MT em reduções (mudou para um destino) e a China cancelou 66.400 MT. Na semana encerrada em 4 de agosto, as vendas da nova safra totalizaram 477.241 MT, no intervalo das estimativas e alta de 16,2% em relação à semana passada. As vendas de farelo foram contabilizadas em 402.061 MT em vendas combinadas, com a maior parte para entrega em 22/23. As reservas de óleo de soja foram de apenas 642 MT.

- ESTOQUES MUNDIAIS SOJA MENORES: Uma pesquisa com analistas da Bloomberg mostrou estoques mundiais de soja nova safra estimados em 99,5 MMT, uma redução de 0,1 MMT em relação ao número de julho do USDA.
- ARGENTINA VAI AUMENTAR EM 700 MIL HA A ÁREA DE SOJA: Após 6 anos de declínio, a área plantada com soja aumentará em 700 mil hectares e ultrapassará 16 milhões Para a próxima safra de verão, a Bolsa de Rosário projeta um aumento de 700 mil hectares no plantio de soja, que chegará a 16,8 milhões de hectares, um aumento de 4,3% em relação à safra anterior. Outro fator que influencia a tomada de decisão dos produtores na escolha da soja são os custos, a disponibilidade de insumos e os maus resultados do milho precoce na região central. Com base nesse panorama, a Bolsa de Valores de Rosário projeta uma colheita total de 47 milhões de toneladas, tomando como área média de perda ou não colhida cerca de 400 mil hectares.

- SOJA CONAB BRASIL: A CONAB manteve inalterada sua estimativa para a safra de soja do Brasil em 124,05 MT em sua atualização mensal divulgada nesta manhã, cerca de 10,23% a menos do que as 138,15 MT produzidas na safra anterior.
O menor estoque final, tanto de soja quanto de farelo, sinaliza que os preços se manterão firmes nesta temporada.

TAGS: notícias agrícolas - portal rural news - notícias do agronegócio - portal de notícias - agro o tempo todo - ruralnews - ruralnewsbr




Publicidade