Publicidade
Soja 31-10-2023 | 11:25:00

Preços da soja continuam sob pressão negativa na Bolsa de Chicago

Além disso, se observa aumento das chuvas na porção centro norte do Brasil, bem como avanço da colheita norte-americana


Por: Camilo Motter


Em termos técnicos, os ajustes de fim de mês por parte de fundos ajudam a manter os preços sob pressão. Enquanto isto, do lado fundamental, se observa aumento das chuvas na porção centro norte do Brasil, bem como avanço da colheita norte-americana.
No fim da tarde de ontem, o USDA informou que a colheita da safra norte-americana chega a 85%, ante 87% do mesmo ponto do ano passado e 78% de média histórica. Na semana, houve progresso de 9 pontos.

Levantamento da CONAB indica que o plantio da safra brasileira alcança 40%, ante 47,6% da mesma data do ano anterior. Na semana, os trabalhos avançaram 12 pontos. O atraso é atribuído ao clima irregular, com excesso de chuvas no Sul e falta de umidade no Centro-Oeste e no Matopiba. Enquanto isto, no Paraná, o DERAL aponta que os trabalhos de implantação das lavouras chegam a 58%.

Internamente, o foco segue na implantação da nova safra. As indicações de compra voltam a ser pressionadas - com baixo o interesse por vendas. Apesar do período de entressafra, a logística segue com escalas bastante alongadas. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 15/40 cents sobre a CBOT; para fevereiro, os prêmios estão cotados na faixa de negativos 70/45.
Indicações de compra no oeste do estado entre R$ 134,00/135,00 e na faixa de R$ 144,00/145,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.

TAGS: soja - camilo motter - cbot




Publicidade