Soja
18-08-2022 | 11:06:00
Por: Camilo Motter
Melhores chuvas no cinturáo americano pressionam soja para baixo
Precipitações melhores na porção oeste do cinturão americano, onde bolsões de seca vêm prejudicando as lavouras, acabam por manter o mercado sob pressão
Por: Camilo Motter
– O USDA acaba de divulgar relatório informando que, na última semana, foram exportadas 1,4MT de soja; mas, praticamente todo o volume se refere a vendas para a próxima estação, que começa em 01 de setembro e que já tem 17,0MT comprometidas com o exterior. O volume negociado na atual temporada chega a 59,6MT, contra 62,1MT do mesmo intervalo do ciclo passado. Já, os embarques chegam a 55,5MT, ante 59,7MT do mesmo ponto do ano anterior. A meta prevê embarques de 58,8MT neste ano. Ou seja, seguindo o ritmo das últimas semanas, entre 1,5MT e 2,0MT serão roladas para embarque na estação 2022/23
.
– As exportações brasileiras de soja podem se enfraquecer ainda mais no decorrer. A consultoria MBAgro prevê que alcancem ao redor de 74,0MT neste ano, ante uma projeção inicial de 79,0MT; no ano passado foram 86,6MT. Em compensação, o volume processado tende a crescer, aumentando os embarques de farelo e óleo. Se na próxima temporada as condições climáticas se apresentarem dentro da normalidade, a produção poderá alcançar 145,0MT, com exportações de 90,0MT.
– Mercado interno segue calmo, com preços pressionados. Produtores aguardam por melhores oportunidades; porém, a evolução da safra norte-americana entra na reta final recebendo melhores chuvas e caminhando para resultar numa produção minimamente normal. Internamente, o baixo ritmo da comercialização pode acumular maiores volumes para negociação na entressafra, dificultando preços acima da paridade externa. As apostas de preço incluem também o ritmo e as condições climáticas durante a fase de plantio e desenvolvimento da safra brasileira e argentina.
– A alta do custo do transporte segue como fator limitante na formação do preço de interior. Prêmios são indicados na faixa de 230/260.
– Indicações de compra entre R$ 178,00/180,00 no oeste do estado; entre R$ 186,00/188,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local de embarque.