Publicidade
Safra 04-05-2022 | 18:00:00

Plano Safra 22/23 precisa redefinir recursos do crédito rural

Com atual patamar dos juros e spreads bancários, produtores terão dificuldades para contratar financiamentos no mercado financeiro


Por: FAESP - Federacao da Agricultura do Estado de Sao Paulo


Outra prioridade, segundo o presidente da Faesp, é a renegociação de prazos de reembolso do crédito nas regiões onde a produção agropecuária sofreu o impacto da seca e outras adversidades climáticas. Há, ainda, o risco de oferta e pressão sobre os preços de adubos minerais, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, dois importantes fornecedores do insumo que tem elevada participação no custo de produção. "Todas essas questões demonstram não haver como os produtores arcarem com juros elevados neste momento", enfatiza.
 
Ademais, salienta Meirelles, "depois de um certo patamar, os juros retroalimentam a inflação. O agronegócio é um exemplo: com juros elevados, a oferta pode diminuir e os preços dos produtos aumentarem, sendo que muitos desses produtos são alimentos que compõe os índices de inflação. Juro alto é um verdadeiro imposto, principalmente para quem tem menor renda", conclui.

TAGS: Plano Safra - FAESP




Publicidade