Publicidade
Safra 03-06-2022 | 8:05:00

Brasil vai produzir 270,16 mi de toneladas de grãos em 2022

O grande destaque é para o milho, cujas projeções continuam a indicar recuperação dos prejuízos da temporada passada


Por: FAESP - Federacao da Agricultura do Estado de Sao Paulo


Por outro lado, a segunda safra de milho deve alcançar 87,69 milhões de toneladas, cerca de 44% a mais que o volume colhido em 2020/21. Da mesma forma, para a terceira safra é previsto grande incremento em comparação à safra passada (+36,3%), com produção estimada em 2,22 milhões de toneladas. No consolidado das três safras, espera-se uma produção de milho total de 114,6 milhões de toneladas (+31,6%). As expectativas para o feijão também são positivas. Embora a primeira safra indique queda de 4,4% na produção, avaliada em 933,5 mil toneladas, a segunda safra deve registrar aumento de 23,3% no volume colhido, previsto para 1,4 milhão de toneladas, e a terceira, aumento de 2,6%, somando 800 mil toneladas. Diante desse cenário, a soma dos três períodos produtivos resulta em uma produção de 3,14 milhões de toneladas, representativas de uma alta de 8,4% em comparação com a última safra.
O destaque negativo se mantém para a soja, cuja colheita se aproxima do fim. Apesar do aumento na área plantada, as lavouras da região Sul apresentaram forte queda na produtividade, acarretando em queda de 10,4% ou de 14,32 milhões de toneladas na produção, que está projetada para 123,83 milhões de toneladas. As estimativas para o arroz também são negativas. As anormalidades climáticas implicaram em queda significativa no rendimento das lavouras, resultando em uma produção de 10,69 milhões de toneladas, 9,1% inferior ao colhido na última safra. Vale destacar que a previsibilidade de geadas em regiões produtoras na segunda quinzena de maio, somente terá seus possíveis efeitos quantificados a partir do 9º levantamento da safra 2021/22.

TAGS: notícias agrícolas - rural news - souagro - sou agro - notícias do agronegócio - portal de notícias - notícias do agro




Publicidade