Publicidade
Raças 25-07-2021 | 9:22:00

Pecuária de ponta rende homenagem ao Estado do Mato Grosso

A cada safra, mais qualidade e brasilidade pelas coisas importantes do País


Por: Redação RuralNews


Desde 1993, a Agropecuária Jacarezinho desenvolve uma cultura de a cada nova safra de reprodutores aprovados, em teste de progênie, chamar atenção para algum tema de relevância. Já foram lembrados pontos geográficos do País, comidas típicas como a baiana, minerais, aviadores, atletas olímpicos, artistas e outros. Os animais que homenageiam as cidades mato-grossenses são pertencentes à safra (nascidos) de 2019, portanto completando dois anos neste 2021.
A Jacarezinho reconhece o Estado como pujante, que respira o agronegócio do Brasil. Mato Grosso é uma grande unidade do Centro-Oeste brasileiro, coberto em parte importante pela floresta tropical amazônica, às zonas úmidas, e as planícies da savana, nosso cerrado. Por outro lado, a capital Cuiabá é um centro de viagens que remonta a corrida do ouro ocorrida no século XVIII, época do Brasil, colônia de Portugal.

Nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães encontram-se áreas de caminhada, com lindos penhascos, quedas d’água e cavernas. Das extensas zonas úmidas do Pantanal conhecemos diversas paisagens exuberantes e uma vasta e famosa variedade de flora e de espécies selvagens. Além disso, cada cidade tem as suas características culturais próprias, o que cabe muito bem a rendição de homenagem pelos nossos melhores reprodutores.

Os touros são:
Cia Nobres AJ
Cia Colíder AJ
Cia Sapezal AJ
Cia Sinop AJ
Cia Aripuanã AJ
Cia Juara AJ
Cia Poxoréu AJ
Cia Campo Novo AJ
Cia Sorriso AJ
Cia Colniza AJ
Cia Guarantã AJ
Cia Castanheira AJ
Cia Tesouro AJ
Cia Cotriguaçu AJ
Cia Rondonópolis AJ
Cia Diamantino AJ
Cia Comodoro AJ
Cia Paranatinga AJ
Cia Tangará AJ
Cia Cuiabá AJ
Cia Alta Floresta AJ
Cia Canarana AJ
Cia Itiquira AJ
Cia Jurena AJ
Cia Brasnorte AJ
Cia Juína AJ

A justiça da homenagem também se explica por números. Na pecuária de corte, o Mato Grosso se destaca por possuir mais de 28 milhões de cabeças, segundo dados do IBGE. Destaque ainda para suas exportações de carne bovina, onde a unidade da federação também lidera. De acordo com a Scot Consultoria, em 2020, o faturamento com a venda de 408 mil toneladas do produto rendeu ao Mato Grosso US$ 1,63 bilhão. O MT ainda abriga o maior número de plantas frigoríficas do País.

Essa liderança não ocorre por acaso, uma vez que os produtores do estado são fortes investidores em tecnologia de ponta, considerando nutrição, sanidade animal, cultura do pasto e genética provada, até se valendo da genômica. A Agropecuária Jacarezinho, atenta a essa condição, possui estrategicamente propriedades em Juruema e Tangará da Serra, responsáveis por escoar, na última temporada, 800 touros de alto padrão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
40º Leilão Virtual AJ

Os pecuaristas de todo o Brasil já terão acesso a esta tecnologia no dia 25 de julho. Nesta data, às 14h (horário de Brasília), com transmissão nacional pelo Canal do Boi, a Agropecuária Jacarezinho realiza a primeira venda de reprodutores com Índice Frigorífico (IFRIG).

Estarão em oferta 150 touros Reserva da Agropecuária Jacarezinho, selecionados na Fazenda Nova Terra (Cotegipe/BA), com destaque para cinco touros topes. “Esses reprodutores são os melhores da safra 2018 e todos eles são genotipados no programa”, situou RafaelZonzini, gerente comercial da empresa, lembrando que todos eles possuem CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), garantia de procedência e qualidade concedida pelo Ministério da Agricultura.
MATÉRIAS RELACIONADAS:

TAGS: touros - pecuária - leilão MS




Publicidade