Previsão do Tempo
26-09-2023 | 9:08:00
Por: Climatempo
Sol e calor em grande parte do Brasil
Grandes áreas de instabilidade crescem nesta terça-feira sobre o Sul do Brasil
Por: Climatempo
Uma acentuada que era da pressão atmosférica ocorre nesta terça-feira sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai, associada a intensificação da corrente de ar quente vindo do Norte do Brasil para essas regiões. Grandes áreas de instabilidade crescem nesta terça-feira sobre o Sul do Brasil, com nuvens carregadas que podem provocar temporais.
Algumas nuvens carregadas crescem sobre São Paulo, em parte de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e também de Goiás e do Distrito Federal em função do calor intenso e de um aumento de umidade que ocorreu nesse início de semana
Uma grande massa de ar seco e quente ainda influencia o Brasil mantendo as temperaturas acima do normal na maioria das áreas do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste e em parte do Norte. Esta massa de ar é associada a presença de uma grande alta pressão atmosférica sobre o interior do país que dificulta o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
O ar quente úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas se formam sobre a maior parte da Região provocando pancadas de chuva.
Previsão do tempo para o Brasil para 26/09/2023 -terça-feira
Região Sul
A presença de ar quente e úmido vindos do Norte para o Sul do Brasil e uma acentuada queda da pressão atmosférica geram mais áreas de instabilidade sobre a Região Sul.
O tempo fica muito instável em todo o Rio Grande do Sul, com risco de chuva forte. No sudoeste/sul, centro, leste e nordeste gaúcho, o dia segue com predomínio de céu nublado e chuva, com risco de chuva forte e volumosa. No norte e oeste gaúcho, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, mas intercaladas com períodos de sol. Também pode chover forte.
Na serra, no sul e no litoral de Santa Catarina, o dia segue nublado e com chuva, que pode ser forte. No centro, oeste e norte catarinense e no Vale do Itajaí, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, mas intercaladas com alguns períodos de sol. Há risco de chuva moderada forte
No litoral do Paraná, chove a qualquer hora, com até moderada intensidade. Na Grande Curitiba e no interior do Paraná, o sol aparece na maior parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde à noite, que podem ser moderadas a fortes
Região Sudeste
Uma grande massa de ar quente e seco predomina sobre o Sudeste do Brasil deixando o ar seco e mantendo as temperaturas bastante elevadas. Nesta terça-feira, o calor ainda supera os 40°C em áreas do interior de São Paulo e de Minas Gerais. A baixa umidade do ar dificulta a formação de nebulosidade e ocorrência de chuva sobre grande parte do Sudeste.
Uma frente fria passa pelo litoral do Rio de Janeiro, mas já se afasta rapidamente em alto mar.
O litoral central e sul de São Paulo fica com muita nebulosidade e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora, mas o sol aparece de vez em quando. A região da grande São Paulo pode amanhecer com o céu nublado, mas o sol aparece forte ainda pela manhã e tem previsão de pancadas de chuva à tarde.
No interior de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, na zona da mata mineira, no sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no Oeste de Minas, o sol aparece forte na maior parte do dia mas tem previsão de algumas pancadas de chuva à tarde e em parte da noite.
No norte do estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no centro, leste e norte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, o sol fica forte o dia todo e poucas nuvens se formam.
Região Centro-Oeste
A grande massa de ar quente e seco que se instalou sobre o interior do Brasil influencia toda a Região Centro-Oeste. O calor é intenso na maior parte do dia, com temperaturas que superam os 40°C em Goiás, Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.
O sol aparece forte na maior parte em todo o Centro-Oeste, mas há possibilidade de pancadas de chuva à tarde ou à noite no norte e leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul. Essas pancadas de chuva acontece em pequenas áreas e com curta duração.
Há chance de recorde de calor para este ano em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Brasília.
Temperaturas entre 38°C e 43°C podem ocorrer em Goiás, Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
O ar seco e quente predomina sobre a Região Nordeste e poucas nuvens crescem pelo interior nordestino. A maior parte do Nordeste tem um dia com sol forte, muito calor e sem condições para chuva.
Algumas pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia no litoral de todo o Nordeste, mesmo assim o sol aparece na maior parte do dia. Há previsão de pancadas de chuva para o interior do Maranhão.
Temperaturas entre 38°C e 42°C devem ser registradas no interior do Maranhão, do Piauí e no oeste da Bahia.
Região Norte
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil, o que permite a formação de nuvens carregadas em quase toda a Região.
Nuvens carregadas se formam sobre todos os estados da Região Norte e provocam pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite. A maioria destas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas.
A chuva mais intensa ocorre no oeste de Roraima e no centro, oeste e norte do Amazonas