Previsão do tempo para terça-feira (02/01) no Brasil
Avanço de frente fria, calor e umidade elevam o potencial de pancadas intensas e rajadas de vento em várias regiões do país
Nuvens carregadas avançam pelo país e elevam o risco de pancadas de chuva, temporais e rajadas de vento nesta sexta-feira. Foto: Canva
A sexta-feira, 2 de janeiro, será marcada por instabilidades em grande parte do Brasil. Segundo a Climatempo, a combinação entre frentes frias, cavados atmosféricos e o transporte de calor e umidade favorece pancadas de chuva moderadas a fortes, risco de temporais, rajadas de vento entre 40 e 50 km/h e temperaturas elevadas em diversas regiões ao longo do dia.
Região Sul
Desde as primeiras horas do dia, o fluxo de calor e umidade associado à passagem de uma frente fria influencia o tempo no Paraná. Assim, há chuva fraca a moderada pela manhã, com pontos de maior intensidade. Além disso, também chove de forma mais fraca no sul e oeste de Santa Catarina, bem como no litoral norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Durante a tarde, porém, as pancadas ganham força no Paraná e no norte e sul catarinense. Com isso, aumenta o risco de temporais no leste e noroeste paranaense. No Rio Grande do Sul, a aproximação de uma nova frente fria favorece chuva mais intensa, além de possibilidade de granizo na metade oeste do estado.
À noite, a instabilidade se concentra no leste de Santa Catarina e do Paraná, além do nordeste gaúcho. Enquanto isso, as temperaturas seguem elevadas. As rajadas de vento podem chegar a 50 km/h, sobretudo no interior e no litoral sul do RS, onde o mar permanece agitado.
Região Sudeste
Há chance de pancadas fortes desde o início do dia no norte, oeste, interior e Triângulo Mineiro. Da mesma forma, áreas do oeste, norte e litoral de São Paulo entram em alerta. A passagem de uma frente fria pela costa paulista, somada ao calor e à umidade, mantém o risco de temporais ao longo do dia.
O potencial para chuva intensa é maior em São Paulo, na metade sul de Minas Gerais, em grande parte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. Em contrapartida, as temperaturas diminuem levemente em áreas de SP e do centro-sul mineiro. Já no nordeste de MG e no ES, o calor segue predominando. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em toda a região.
Região Centro-Oeste
As pancadas mais intensas ocorrem durante a madrugada e a manhã em Goiás, no noroeste de Mato Grosso e no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Além disso, a atuação de um cavado meteorológico mantém o tempo instável nessas áreas.
Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam em toda a região. Dessa forma, há risco de temporais em Mato Grosso do Sul, no sul e oeste de Goiás e no leste e sul de Mato Grosso. Apesar da chuva, o calor segue predominando. As rajadas de vento podem alcançar 50 km/h, especialmente nas áreas mais instáveis.
Região Nordeste
A chuva ocorre de forma fraca no oeste da Bahia e no interior do Piauí. No entanto, as instabilidades aumentam ainda pela manhã nessas áreas e também na metade sul do Maranhão. Assim, não se descarta chuva pontualmente mais forte.
Durante a tarde, as pancadas se espalham e ganham intensidade, inclusive no oeste de Pernambuco. Por outro lado, no Ceará e no Rio Grande do Norte, a chuva ocorre de maneira fraca e isolada. No restante da região, o tempo segue firme e quente.
A umidade relativa do ar merece atenção. Os índices podem ficar abaixo dos 30% em áreas do interior e do norte do Nordeste. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, principalmente no litoral e no leste da região.
Região Norte
As instabilidades persistem no Amazonas, no Acre e no sul do Pará. Nessas áreas, há chuva moderada a forte e risco de temporais, sobretudo no oeste amazonense. Em Tocantins, Rondônia e no norte do Amapá, as pancadas seguem mais intensas ao longo do dia.
Enquanto isso, na metade norte do Pará, no nordeste do Amazonas e em Roraima, a chuva ocorre de forma mais fraca. Ainda assim, o tempo permanece abafado em toda a região.
