Previsão do tempo para quarta-feira (19/11) no Brasil
Confira como ficam as condições do tempo nesta quarta-feira (19/11) em todas as regiões do Brasil
Sol predomina em áreas do Sul do país, enquanto pancadas de chuva e temporais atingem pontos do Norte e Nordeste. Foto: Canva
Nesta quarta-feira, 19 de novembro, o Brasil apresenta um cenário de tempo instável em várias regiões do país, enquanto algumas áreas registram tempo firme e temperaturas elevadas, segundo informações da Climatempo. Além disso, pancadas de chuva e temporais isolados devem ocorrer em pontos do Norte, Nordeste e Sudeste, enquanto o Sul e parte do Centro-Oeste têm predomínio do sol com pequenas chances de precipitação.
Região Sul
Um sistema de alta pressão mantém o tempo estável na Região Sul, com sol predominando e variação de nuvens em algumas áreas. No entanto, há chance de chuva fraca e isolada apenas no litoral do Paraná, leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, devido à influência marítima.
As máximas sobem em grande parte da região, enquanto a Serra Gaúcha, Catarinense e áreas do litoral catarinense e sul paranaense registram temperaturas mais amenas.
Região Sudeste
Chuva fraca e isolada é esperada ao longo do litoral e leste paulista. Além disso, a formação de uma nova baixa pressão mantém a frente fria sobre o estado do Rio de Janeiro, provocando pancadas de chuva no interior, leste e nordeste de Minas Gerais, além do Espírito Santo.
Temporais podem ocorrer especialmente no estado capixaba. No norte e noroeste mineiro, há possibilidade de chuva moderada a forte, com trovoadas e risco de temporais à tarde. Por isso, temperaturas permanecem amenas no leste de São Paulo, sul de Minas e algumas áreas do Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
Pancadas de chuva continuam no norte de Mato Grosso e Goiás, com intensidade moderada a forte e trovoadas. Nas demais áreas e em Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme. Assim, as temperaturas ficam elevadas, predominando calor e sol, com baixa umidade relativa do ar no sudeste de Mato Grosso do Sul e na metade sul de Goiás. No sul e leste sul-mato-grossense, as temperaturas são mais amenas, mas ainda há calor.
Região Nordeste
As instabilidades aumentam no sul e interior da Bahia, provocando pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de temporais no oeste baiano. No Maranhão e Piauí, novas áreas de instabilidade geram precipitações. Há ainda chance de pancadas moderadas a fortes no oeste de Pernambuco.
Enquanto isso, o restante da região mantém tempo firme. As temperaturas seguem elevadas e a umidade relativa do ar permanece baixa no norte e leste do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do norte da Bahia.
Região Norte
Pancadas de chuva continuam no Amazonas, com intensidade moderada a forte e risco de temporais em pontos do oeste e nordeste do estado. Acre e Rondônia registram chuvas mais fracas. Em Roraima, as instabilidades podem provocar chuva mais forte em alguns locais.
Tocantins e Pará apresentam pancadas moderadas a fortes com risco de temporais, enquanto no Amapá a chuva ocorre com maior intensidade na metade sul do estado.
