Previsão do Tempo 16/02/2024

Pancadas de chuva pode ser fortes em muitas áreas do Brasil

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorece a formação de muitas nuvens sobre o Sul e o Sudeste.

Climatempo

A segunda quinzena de fevereiro vai começar mantendo os padrões observados nos últimos dias: muita umidade e calor no Brasil. As nuvens carregadas crescem por todo o país por causa da grande disponibilidade de umidade. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Brasil.
Uma depressão subtropical se formou na noite da quinta-feira, 15/2, na costa do Rio De Janeiro, a cerca de 235 km afastada do continente, e os efeitos, como vento forte, são sentidos principalmente em alto-mar.

Previsão do tempo para o Brasil para 16/02/2024 -sexta-feira


Região Sul

O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera facilita a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte da Região.
A sexta-feira é com sol e sem chuva apenas no sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Alegrete, de Uruguaiana.
No leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, o dia fica nublado, com temperatura amena e chuviscos ocasionais.

A Grande Porto Alegre, a região do Vale do Caí, Vale do Taquari, o planalto e a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficam em alerta para temporal.

Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para o vale do Itajaí e para a Grande Florianópolis, mas que não deve, causar transtornos

O restante da Região Sul tem períodos com sol e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

Região Sudeste

Grandes áreas de chuva podem crescer sobre o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que está por toda a Região e da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera. A circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajudar a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas.
Se este ciclone se formar, a chuva forte vai ocorrer sobre o oceano e não vai afetar diretamente o litoral do Sudeste. Mas os ventos fortes deste ciclone sobre o oceano vão deixar o mar agitado nas praias do Sudeste. Se houver a formação do ciclone, será no fim de semana.
A sexta-feira é de alerta para o risco de chuva forte em grande parte do Sudeste.
Nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo, o tempo fica instável, com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes. O sol pode aparecer de vez em quando, mas sempre junto de muita nebulosidade.

No centro-leste e sul de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a região de Sorocaba, de Campinas, a Baixada Santista e do litoral sul paulista, a sexta-feira será com muitas nuvens e um pouco de sol, mas não deve chover. A temperatura fica amena.

Na região da cidade do Rio, a chuva deve ir parando durante a tarde.

Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem por todo o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre a Região.
A maioria das áreas do Centro-Oeste tem sol forte no decorrer desta sexta-feira, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Muitas destas pancadas podem ser moderadas a fortes.

No leste de Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e também pode chover com moderada a forte intensidade.

Em Goiânia, o total de chuva acumulado na primeira quinzena de fevereiro, segundo o Inmet, foi de 233,2 mm, praticamente a média normal de chuva para este mês, que é de 236 mm.

Região Nordeste


Nuvens carregadas continuam crescendo sobre o Nordeste do Brasil por causa do ar quente úmido que está sobre a Região e da presença da Zona de Convergência Intertropical, na costa norte do Brasil.

TAGS: Previsão do tempo - clima


Texto publicado originalmente em https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/02/16/pancadas-de-chuva-pode-ser-fortes-em-muitas-areas-do-brasil-4109