Publicidade
Previsão do Tempo 19-03-2024 | 4:49:00

Muda a estação, mas o calor continua em quase todo o país

Há risco de temporais na Grande Belo Horizonte, no centro-sul de Minas Gerais, no centro-sul do RJ


Por: Climatempo


Na costa norte do país, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical reforçam as condições para chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera aumenta as condições para chuva no Sul do Brasil.

Veja a previsão do tempo para o Brasil, nesta terça-feira (19), segundo a empresa Climatempo.

Região Sul

O ar úmido e quente que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera aumentam as condições para chuva no Sul do Brasil. O ar fica abafado e quente em toda a Região SulNo Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chove a qualquer hora, inclusive pela manhã, e grande parte dos dois estados termina o verão em alerta para temporais.
No Paraná, o sol predomina de manhã, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios são previstas para tarde e noite. A chuva pode ser forte em várias regiões do estado.

Região Sudeste

O calor ainda é intenso no Sudeste no último dia do verão de 2024. O nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo devem ficar entre as regiões mais quentes do país nesta terça-feira. O calor e a umidade do ar elevada estimulam o crescimento de nuvens carregadas sobre todos os estados do Sudeste.
O sol e o tempo seco vão predominar no Vale do Jequitinhonha (MG), no Espírito Santo e no litoral norte do Rio De Janeiro. O restante do Sudeste tem predomínio de sol pela manhã e pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

Há risco de temporais na Grande Belo Horizonte, no centro-sul de Minas Gerais, no centro-sul do RJ, incluindo o Grande Rio e região serrana fluminense, litoral norte de São Paulo e no Vale do Paraíba (SP). Mas tem risco de chuva forte também nas demais áreas paulistas e no oeste mineiro

Região Centro-Oeste

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre todos os estados. O estado de Mato Grosso do Sul ainda deve ser um dos locais mais quentes do Brasil nesta terça-feira

O sol aparece forte pela manhã no Centro-Oeste. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia junto com o calor e muitas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite em quase toda a Região. Há chance de chuva moderada a forte.

O tempo seco predomina o dia todo no oeste de Mato Grosso do Sul e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.



Região Nordeste

O ar úmido e quente que está sobre o Nordeste e a presença da Zona de Convergência Intertropical estimulam nuvens de chuva sobre todos estados da Região.

O Nordeste terá muitas pancadas de chuva nesta terça-feira, com alerta para temporais no Maranhão e em todo litoral, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Já no norte e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em Pernambuco, as pancadas de chuva serão fracas a moderadas e não devem causar problemas para a população.

O sol e o tempo seco vão predominar no Vale do São Francisco e no centro-sul da Bahia



Região Norte

Muitas nuvens carregadas continuam se formando sobre a Região por causa do ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical.

Na maioria das áreas da Região Norte, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora e podem ser fortes, mas intercaladas com períodos de sol.

Alerta para temporais no Pará, no Amapá, leste do Amazonas e no oeste do Acre.

A chuva deve ser especialmente volumosa no litoral do Pará e na ilha de Marajó


TAGS: tempo - clima - outono - inverno


Texto publicado originalmente em https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/03/19/verao-termina-com-condicoes-tipicas-da-estacao-4470

Publicidade