Geada ameaça ao menos 100 cidades no Brasil neste fim de semana

Massa de ar polar extremamente intensa derrubará as temperaturas em pelo menos quatro estados brasileiros
Vandré Dubiela
- Da redação RuralNews
Publicado em 28/06/2024

Uma massa de ar polar extremamente intensa derrubará as temperaturas em pelo menos quatro estados brasileiros, atingido cem cidades. De acordo com previsões da MetSul Meteorologia, esse intenso resfriamento vai ficar concentrado principalmente na região Sul do Brasil e queda de temperatura em parte do Centro-Oeste e Sudeste. O Norte registrará um fenômeno chamado de friagem e o resfriamento atingirá também o Acre, Rondônia e Amazonas.

Estamos diante de uma frente fria de origem continental, que se desloca pelo interior do continente e causa queda de temperatura em uma vasta área da América do Sul, afetando diversos estados brasileiros. Esta será a mais intensa massa de ar frio a atingir o Brasil neste ano e marca a primeira entrada significativa de ar gelado do inverno. Durante o outono e o início deste inverno, formou-se um padrão de temperaturas extremas na América do Sul, com períodos prolongados de calor excepcional no Brasil, Paraguai e em várias regiões do norte da Argentina.

Enquanto isso, o sul da Argentina e o Chile enfrentaram temperaturas excepcionalmente baixas, resultando em um outono muito mais frio do que o normal nas regiões mais ao sul do continente e uma quantidade de neve muito acima da média. Nos últimos dez dias, a Patagônia argentina e a região mais meridional do Chile, em Magalhães, têm registrado temperaturas extremamente baixas, com mínimas diárias entre -10ºC e -15ºC. Hoje, por exemplo, Calafate, no sul da Argentina, registrou -13ºC.

Áreas de baixa pressão no Atlântico Sul, a Leste e Nordeste das Malvinas, vão impulsionar o ar gelado do Sul do continente para o Norte, alcançando as latitudes médias e o território brasileiro. O ar frio chega neste fim de semana e derruba a temperatura ainda mais.

Em muitas localidades, as mínimas do sábado ocorrem no final do dia à medida que o ar polar ingressa. As madrugadas de domingo e da segunda-feira terão mínimas negativas ou perto de 0ºC na grande maioria das cidades gaúchas com o domingo sendo o dia mais frio na maior parte dos municípios. Os termômetros podem indicar até -1ºC ou 0ºC em Santa Maria; -3ºC a -5ºC no Noroeste; -2ºC a -4ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha; -1ºC a -3ºC na região de Passo Fundo; e marcas abaixo de 5ºC até mesmo nas praias.

O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina com marcas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no começo do domingo e da segunda. Em baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode despencar a valores de -5ºC a -7ºC. No Paraná, marcas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas com as menores mínimas do Centro para o Sul do estado. Esfria bastante em Curitiba, mas sem mínimas extremas com marcas de 5ºC a 7ºC.


Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.