Uma massa de ar polar extremamente intensa derrubará as temperaturas em pelo menos quatro estados brasileiros, atingido cem cidades. De acordo com previsões da MetSul Meteorologia, esse intenso resfriamento vai ficar concentrado principalmente na região Sul do Brasil e queda de temperatura em parte do Centro-Oeste e Sudeste. O Norte registrará um fenômeno chamado de friagem e o resfriamento atingirá também o Acre, Rondônia e Amazonas.
Enquanto isso, o sul da Argentina e o Chile enfrentaram temperaturas excepcionalmente baixas, resultando em um outono muito mais frio do que o normal nas regiões mais ao sul do continente e uma quantidade de neve muito acima da média. Nos últimos dez dias, a Patagônia argentina e a região mais meridional do Chile, em Magalhães, têm registrado temperaturas extremamente baixas, com mínimas diárias entre -10ºC e -15ºC. Hoje, por exemplo, Calafate, no sul da Argentina, registrou -13ºC.
Áreas de baixa pressão no Atlântico Sul, a Leste e Nordeste das Malvinas, vão impulsionar o ar gelado do Sul do continente para o Norte, alcançando as latitudes médias e o território brasileiro. O ar frio chega neste fim de semana e derruba a temperatura ainda mais.
Em muitas localidades, as mínimas do sábado ocorrem no final do dia à medida que o ar polar ingressa. As madrugadas de domingo e da segunda-feira terão mínimas negativas ou perto de 0ºC na grande maioria das cidades gaúchas com o domingo sendo o dia mais frio na maior parte dos municípios. Os termômetros podem indicar até -1ºC ou 0ºC em Santa Maria; -3ºC a -5ºC no Noroeste; -2ºC a -4ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha; -1ºC a -3ºC na região de Passo Fundo; e marcas abaixo de 5ºC até mesmo nas praias.
O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina com marcas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no começo do domingo e da segunda. Em baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode despencar a valores de -5ºC a -7ºC. No Paraná, marcas abaixo de zero são esperadas no Planalto de Palmas com as menores mínimas do Centro para o Sul do estado. Esfria bastante em Curitiba, mas sem mínimas extremas com marcas de 5ºC a 7ºC.