Confira a previsão para esta quinta-feira, 26 de junho
Ar frio começa a se afastar e o frio intenso diminui no Sul e Sudeste
Nova frente fria provoca temporais no Sul e altera o tempo em várias regiões do país nesta quinta-feira, 26. Foto: Canva
Uma nova frente fria avança pelo país nesta quinta-feira (26), trazendo de volta a chuva para os estados do Sul e aumentando o risco de temporais em áreas específicas. A Climatempo alerta para precipitação intensa no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, além de condições secas e baixa umidade em diversas regiões do Sudeste e Centro-Oeste. Com a mudança, a massa de ar polar começa a perder força, e o frio mais intenso dá trégua no Sul e Sudeste.
Região Sul
A nova frente fria provoca chuva nos três estados da Região Sul. O alerta de temporais é maior no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. Nas áreas mais altas da Campanha Gaúcha, pode haver precipitação invernal. No centro-sul do Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem em forma de pancadas, sem grandes volumes acumulados.
Região Sudeste
O frio intenso perde força, com tardes mais quentes. O tempo permanece seco na maior parte da região. Em São Paulo, há chance de pancadas isoladas à noite, principalmente no sul do estado. O céu continua claro em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ainda há risco de geada nos pontos mais altos do sul de Minas e na Serra da Mantiqueira. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no noroeste paulista e no oeste mineiro.
Região Centro-Oeste
A frente fria atinge principalmente o centro-sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de temporais no extremo sul do estado. As chuvas devem ocorrer de forma moderada a forte no oeste e sudoeste sul-mato-grossense. Já em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue seco, com baixa umidade, especialmente no leste mato-grossense, nordeste de MS, Goiás e DF.
Região Nordeste
O ar seco predomina no interior, com umidade abaixo de 30% no oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão. Na faixa litorânea, da Bahia ao Rio Grande do Norte, a circulação de ventos mantém as chuvas. Há risco de temporais no litoral norte da Bahia e em Sergipe. No oeste do Maranhão, as pancadas de chuva podem ocorrer com intensidade moderada a forte.
Região Norte
Com o avanço do chamado "verão amazônico", o tempo fica firme em Rondônia, Acre, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de pancadas isoladas, principalmente no oeste da região, onde há risco de temporais no Amazonas e em Roraima.
