INÍCIO AGRICULTURA Pragas

Praga inédita no Brasil é interceptada pelo Vigiagro

Carga será destruída e será submetida a incineração
Vandré Dubiela
- Exclusivo Rural News
Publicado em 13/06/2024

No movimentado aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detectou algo inesperado: uma carga de 576 quilos de pêssegos, vindos diretamente dos Estados Unidos. Mas o que parecia ser uma chegada comum de produtos importados logo se tornou uma operação de alta importância.

Os auditores fiscais, munidos de cuidados meticulosos, realizaram exames laboratoriais que revelaram um alerta crucial: a presença da Praga Quarentenária Ausente (PQA), especificamente a Anarsia lineatella, uma broca da ordem Lepidoptera, até então não registrada em solo brasileiro. Esse achado levanta questões sobre os possíveis riscos que essa praga poderia acarretar à nossa agricultura.
Praga foi encontrada em carga de 576 quilos de pêssegos, vindos diretamente dos Estados Unidos
Praga foi encontrada em carga de 576 quilos de pêssegos, vindos diretamente dos Estados Unidos

Guiados pelo compromisso com a segurança alimentar do país, os especialistas do Vigiagro, liderados pelo auditor fiscal federal agropecuário Guilherme Farias, agiram rapidamente. Os pêssegos foram encaminhados para análise detalhada no laboratório de diagnóstico fitossanitário Agronômica, em Porto Alegre, visando uma identificação precisa da espécie e seus potenciais impactos.

A resposta do laudo não poderia ser mais clara: a Anarsia lineatella, uma ameaça potencial à fruticultura nacional, exigia medidas imediatas. Assim, a carga, que estava prestes a ser distribuída para pontos de venda, foi submetida a um rigoroso processo de fumigação, um tratamento químico destinado a mitigar os riscos de escape e introdução dessa praga no Brasil.

A chefe do Vigiagro em Guarulhos, Sandra Kunieda, coordenou de perto o procedimento, que culminará na destruição por incineração da carga. Essa ação preventiva ressalta o comprometimento das autoridades em proteger a agricultura nacional e preservar a saúde dos nossos ecossistemas.

Sobre o autor Vandré Dubiela

Com mais de três décadas dedicadas ao jornalismo, iniciou a carreira no Jornal O Paraná, de Cascavel, passando pelas principais editorias. Conta com textos e fotografias publicados nos principais meios de comunicação nacional, entre os quais a Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo e Revista Grid. Atuou ainda como produtor da TV Tarobá, afiliada da Band e como editor de portais de notícias. Também é autor do livro AREAC 50 anos – Pioneirismo na defesa e na valorização da agronomia paranaense. Nos últimos anos, se especializou em agronegócio, produzindo reportagens e artigos do gênero, inclusive trabalhos dedicados à OCEPAR (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.