Publicidade
Politica 17-10-2024 | 11:59:00

Clima fica tenso em Guaíra/PR com novo confronto entre agricultores e indígenas

A situação fica cada vez mais tensa na região Oeste do Paraná, onde atualmente cinco áreas estão ocupadas por indígenas, sendo três no município de Terra Roxa e duas em Guaíra


Por: Redação RuralNews



Na manhã desta quinta-feira (17/10) houve confronto entre agricultores e indígenas, com registro de pelo menos três tiros em direção aos indígenas, mas não há informações sobre feridos.
Agricultores que estavam se deslocando de caminhão para uma área no Cachimbeiro, de propriedade de Paulo Vanin, também foram feridos a pedradas e garrafadas por invasores e foram encaminhadas para atendimento médico.
Em julho, uma reunião no Sindicato Rural de Guaíra, debateu medidas para garantir reintegração de posse e segurança jurídica aos produtores da região. O grave problema das invasões de terras na região mobiliza a classe produtiva, através da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e lideranças políticas da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).
Atualmente, cinco áreas estão ocupadas por indígenas, sendo três no município de Terra Roxa e duas em Guaíra. Apesar de a justiça já ter concedido reintegração de posse em alguns casos, nada foi feito por parte dos governos estadual e federal.
O setor reclama que, apesar de pedidos de intervenção imediata dos õrgãos oficiais para garantir a segurança jurídica dos produtores rurais, nada está sendo feito. Também foi tecido duras críticas ao governo do Paraná pela passividade diante dos ocorridos e cobrou uma resposta imediata para cumprir as reintegrações de posse. Além de impedimentos, como dificuldades de comercialização e de acesso ao seguro rural e a financiamentos, muitos agricultores demonstram incerteza sobre o investimento nas próximas safras, considerando que, até o momento, não há ações efetivas por parte das autoridades.
“Nós, defensores do produtor rural, do direito à propriedade, vamos fazer o que for necessário enquanto isso não se resolver. Temos que negociar, mas também nos posicionar fortemente contra essas invasões que vão contra ao que está na Constituição, que é o direito à propriedade”, disse o deputado Sérgio Souza, da Frente Parlamentar Agricultura (FPA).

TAGS: Invasões de terras - Guaíra




Publicidade