Piscicultura
20-07-2020 | 13:46:00
Por: N
Piscicultura ganha espaço entre as proteínas animais, mas ainda tem muito a evoluir
Competitividade e oportunidades para a atividade foram temas de webinar promovido pela Nuffield Brasil com a participação de bolsista da Nuffield, além da Peixe BR e Bom Futuro.
Por: N
O Grupo Bom Futuro, empresa conhecida pela visão e uma das líderes de mercado, já patrocinou duas bolsas para jovens empresários buscar conhecimento e vivenciar experiências internacionais para implantar e contribuir com o agro brasileiro. A primeira bolsa oferecida pela empresa foi direcionada à piscicultura – exatamente para Mauro Nakata. “A Nuffield realiza um trabalho muito importante, pois por meio das lideranças que participam do programa podemos saber o que acontece de positivo no mundo e adaptamos à nossa realidade. Com suas pesquisas, os Nuffieldeanos trazem resultados positivos não apenas para as empresas, mas também para o agronegócio brasileiro”, diz José Maria Bortoli, sócio do grupo Bom Futuro, parceiro da Nuffield e associado da Peixe BR.
Bortoli também destacou que há vários polos importantes de produção no Brasil e que os insumos, a produção e o processamento precisam estar próximos para garantir a eficiência da cadeia. “Esse movimento já aconteceu com as outras proteínas, principalmente aves e suínos. E ganha cada vez mais importância na piscicultura”. Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, concorda. “Quando falamos em competitividade, a formação de clusters é essencial, pois contribui para redução de custos e obtenção de melhor resultado econômico para a atividade. Melhor ainda se os núcleos de produção estão próximos do mercado consumidor”, explica Medeiros.
A piscicultura tem um processo de produção muito dinâmico, fator positivo para a consolidação no mercado. “Temos potencial para crescer com metade do tempo que as outras cadeias de proteínas animais levaram para se consolidar, devido à alta tecnologia empregada em nossos processos”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura. Francisco Medeiros também destaca a importância dos pequenos produtores nesse momento da atividade. “A organização é fundamental para ganhar espaço no mercado. Os pequenos produtores organizados têm vantagens, incluindo em relação a custos”.
Em meio à pandemia, foi possível verificar avanço do peixe de cultivo na mesa do consumidor e as empresas estão se adaptando para oferecer maior variedade de produtos. Mauro Nakata destaca a alta do dólar, para fortalecer o peixe brasileiro no mercado internacional. As exportações de filé de tilápia fresca para os Estados Unidos saltou 110% nos primeiros quatro meses de 2020. “Durante minha participação na Nuffield, visitei cadeias produtivas em vários países. Todos têm os seus desafios, mas a piscicultura brasileira tem um potencial incrível, tanto internamente quanto no mercado global”, entende Nakata. Ainda sobre mercado internacional, o diretor da Bom Futuro diz que uma das grandes conquistas para a competitividade brasileira é o drawback para a tilápia e seus subprodutos. A medida permite que as empresas exportadoras adquiram, no mercado interno, os insumos necessários para produção, industrialização e comercialização sem incidência dos tributos federais (IR, IPI, PIS e Cofins). “Trabalhamos em sintonia com os órgãos governamentais para garantir melhores condições para a cadeia da produção e, assim, contribuir para o fortalecimento da atividade como um todo. Precisamos aperfeiçoar os pontos estratégicos fundamentais para o crescimento do setor, como marketing e consolidação de outros produtos comestíveis da tilápia, assim como acontece em outras proteínas animais. Já estamos no mercado, agora precisamos trabalhar para aumentar nossa participação”, conclui Francisco Medeiros.
O jornalista Ericson Cunha foi o moderador do webinar ‘Nuffieldtalks’, evento que acontece a cada duas semanas, sendo um em português com palestrantes brasileiros da Nuffield Brasil e outro em inglês com palestrantes de vários países da rede internacional da Nuffield.