Pecuária
15-02-2022 | 10:35:00
Por: Redação RuralNews
Aplicativo para pecuária leiteira foi destaque no Show Rural
O programa com inteligência artificial, que é inédito no Brasil e tem como meta reduzir riscos e perdas no setor, aproxima laticínios, produtores de leite e o Sicoob Credicapital
Por: Redação RuralNews
A proposta que está em fase de implantação em Cascavel (PR), com 20 pecuaristas, no laticínio Santa Helena, é chamada de SobControle Fazenda e tem como propósito reduzir riscos e perdas. O volume de informações que a cooperativa recebe, proporciona uma visão técnica, econômica e financeira, para projetar um faturamento de longo prazo, e assim, entender a necessidade e oferecer o que o produtor precisa. Todo o processo é feito no smartphone e quem dá suporte para o uso da tecnologia são zootecnistas e pecuaristas que têm conhecimento do que fazem além de falarem a mesma linguagem do homem do campo.
Segundo Guido Bresolin Junior, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, é o uso da inteligência artificial como uma maneira de simplificar a informação “Estamos vivendo um momento ímpar, em que a tecnologia fez com que as pessoas aprendessem a usar as ferramentas disponíveis, como este software por exemplo, que abriu oportunidades; tornando isso uma ferramenta para nos auxiliar no dia a dia", ressalta.
No software são lançados dados de manejo, consumo, produção e dados zootécnicos. De acordo com o gestor do SobControle Fazenda, Carlos Lima, é possível lançar no sistema qualquer evento que ocorra na propriedade, como a doença de um animal, a medicação usada e até a doença informada pelo veterinário, “A ideia é adquirir os dados no momento que eles acontecem, de maneira que você tenha uma qualidade na geração do conhecimento”, enfatiza.
Com a tecnologia, existe qualidade de gestão de produção, com informações válidas, onde o laticínio entrega um produto diferenciado e os produtores rurais têm mais acesso a informação de gestão de qualidade e acesso ao crédito. É a coleta de dados que vai personalizar o crédito do produtor. A produção de leite faz parte de um processo cíclico, e existe demora no faturamento, desta forma, o Sicoob Credicapital vai operar com carência porque o plantel produz mais tarde, por isso, será customizado e de acordo com o perfil, o produtor vai ter condições melhores.
O projeto será estendido para todos os produtores. O Diretor administrativo financeiro do Sicoob Credicapital, Leandro Kuhl, destacou que o volume de informações que a cooperativa recebe, proporciona uma visão técnica, econômica e financeira, “A ideia é projetar um faturamento de longo prazo e assim entender a necessidade e oferecer o que o produtor realmente precisa”.
Desafio
O desafio é ter a informação de maneira que o risco seja monitorado para ter a certeza que o dinheiro está sendo utilizado no propósito certo. Com a informação correta, o produtor vai ter mais oportunidades de crédito. A ideia é fazer o uso dos dados, para que as instituições financeiras acreditem na capacidade do produtor.
Futuro
O Sicoob Credicapital pretende avançar o trabalho da Fazenda Sobcontrole para outros laticínios. Além do Oeste do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo deverão ser beneficiados. O produtor que se filiar, terá assistência, já que as transações são todas virtuais.