Publicidade
Pecuária de corte 19-02-2024 | 17:35:00

Mercado equilibrado mantém estabilidade no valor da arroba

A real expectativa de elevação de abates de fêmeas é um fator que pode desequilibrar, quando ocorrer, o fator preço para a arroba do gado pronto


Por: Fabiano Reis


Na relação atacado e varejo de carne bovina, podemos dizer que a primeira quinzena de fevereiro foi de estabilidade com alguns ganhos de preço para o mercado atacadista paulista, mas não dá para dizer que foi um grande movimento em relação aos preços.
Já o varejo tem sinalizações diferentes: a segunda quinzena de janeiro foi de movimento mais fraco, sazonalmente, tradicional, depois de “bons” primeiros quinze dias do ano. A primeira quinzena de fevereiro contou com bom movimento no varejo. A segunda parte do mês fevereiro, conta com volume menor de dinheiro para o consumidor brasileiro, tende a ser de movimentação menor.
Quanto ao comportamento de consumo, apesar do período de quaresma, acredito que redução no consumo de carne vermelha é só mesmo na Semana Santa, mais precisamente na sexta-feira, dia 29 de março. Não acredito ser fundamental para o mercado.
Falando dos fatores internacionais, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, as exportações brasileiras de carne bovina registraram 104,9 mil toneladas até a terceira semana de fevereiro de 2024. O volume médio diário de embarques é de 10,4 mil toneladas, 49,5% superior a fevereiro do ano passado, quando foram exportadas 7 mil toneladas ao dia. O preço médio da tonelada embarcada segue 6,5% menor que no mesmo período de 2023, com US$ 4.536 mil.

TAGS: Gado pronto - boi - arroba do boi - preço boi




Publicidade