Publicidade
Meio ambiente 20-12-2020 | 14:20:00

Número de outorgas para recursos hídricos no PR aumenta em 2020

O Sistema de Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT) agiliza os processos de requerimento de outorgas e licenciamentos. A implantação possibilitou um crescimento de 13% das liberações neste ano, em comparação a 2019.


Por: Governo do Estado do Parana


Sistema informa nível dos rios em tempo real

Dentro das medidas de modernização dos sistemas da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), está a criação do HIDROINFOPARANA. A plataforma online monitora os níveis de água das bacias hidrográficas do Estado e é atualizada toda semana, às quintas-feiras.

De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, a tecnologia permite o levantamento de informações para que seja possível comunicar à sociedade como estão se comportando os rios do Estado, especialmente diante da atual crise hídrica.

“É mais uma ferramenta que permite, inclusive, tomar medidas de políticas públicas com relação à crise de estiagem que vivemos atualmente. Ela nos traz instrumentos para tomadas de decisão como, por exemplo, em relação à proibição da pesca decorrente da baixa dos níveis dos rios e à proibição da queima da cana-de-açúcar”, afirmou.

CRISE - A estiagem no Paraná instaurou uma crise hídrica no Estado que avança para o 11° mês. Atualmente, os quaro reservatórios da Região de Curitiba possuem uma média de 37,05% do abastecimento total, reflexo das intensas chuvas de novembro.

Apesar da melhora, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, alerta para o déficit de 600 milímetros nas precipitações de 2020. "Em maio, pior mês da estiagem, choveu apenas 11 milímetros dos 130 previstos, menos de 10% do necessário", explica. A situação ainda se reflete nos reservatórios.

Para fazer as consultas dos níveis dos rios, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, clicar em “Monitoramento” e em seguida em “Monitoramento Hidrométrico”




Publicidade