Lives
19-10-2021 | 14:35:00
Por: Redação RuralNews
Webinar discute o potencial do mercado de mel brasileiro
Apesar de ter um dos méis mais valorizados do mundo, a apicultura brasileira ainda produz pouco
Por: Redação RuralNews
O evento vai mostrar que a adoção de boas práticas e técnicas modernas de gestão de negócio podem dobrar a nossa produção de mel. Em 2017, o Brasil era o 11º maior produtor de mel do mundo, com produção de 41,5 mil toneladas. Mas tem potencial para subir muitos lugares nesse ranking.
Os mais de 100 mil apicultores brasileiros produzem uma média anual de cerca de 20 quilos de mel por colmeia. A Argentina, que possui número de colmeias semelhante, na ordem de 2 milhões, produz mais: 35kg por colmeia/ano. Em produtividade, nós perdemos também para EUA (30kg), Austrália (105kg) e da China (100kg).
Os convidados do webinar vão debater quais os gargalos que comprometem a eficiência da apicultura brasileira e quais os caminhos para o País lucrar mais com o produto natural das abelhas - o mel do Brasil é um dos mais valorizados do mundo.
O apicultor e zootécnico Heber Luiz Pereira é um dos participantes do debate. Ele é consultor em projetos apícolas e vai dar dicas de como lidar bem com as colmeias para aumentar a colheita de mel e a lucratividade.
Outro convidado é Daniel Cavalcante, CEO da Baldoni , empresa que desenvolve atividades em toda cadeia produtiva apícola e é Parceira da A.B.E.L.H.A.. Cavalcante fará uma análise do mercado de mel no Brasil e no exterior, apontando o enorme potencial que os produtos das abelhas têm na alimentação humana.
"Existe muito a fazer para melhorar a percepção do apicultor e do consumidor quanto a importância do mel para a saúde, agregação de renda, estabilidade na produção e exportação", avalia Ana Assad, Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A. e mediadora do evento. "Esse webinar é uma pequena contribuição para avançarmos nesse sentido. Quanto mais apicultores assistirem, melhor para a economia do Brasil."
Webinar A.B.E.L.H.A. - Produção, Qualidade e Mercado do Mel
27 de outubro, quarta-feira, às 17h
Para se inscrever e receber o link da transmissão na véspera do evento, preencha o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSembVYEnjU8KYdzNCWYZM9UO7otpPPxZbyVGEs_r0H7mF5q3g/viewform