Publicidade
Lives 14-06-2021 | 6:00:00

Os segredos para a produção de carne premium

Roberto Barcellos dará um panorama geral sobre a produção e mercado de pecuária de corte no 7º Show Pecuário


Por: Redação RuralNews


Barcellos tem mais de 25 anos de experiência e dedicação no mundo da carne de qualidade, participando do desenvolvimento de marcas de qualidade e consultorias, desde a cadeia produtiva da pecuária até o varejo de carne. É sócio proprietário da marca de carnes BBQ Secrets em parceria com a Frigol, que no ano de 2018 foi eleita a melhor Marca de Carne no prêmio Melhores Empresas de Pecuária da Revista Dinheiro Rural. “Vamos falar sobre essa nova demanda que vem surgindo e se fortalecendo cada vez mais em relação a carne premium e também a dependência que o mundo terá em relação ao Brasil quando o assunto é carne vermelha”.
Segundo ele, para um produtor chegar no patamar de produção de carne “premium”, o principal fator seria o investimento em tecnologia, ou seja, investimento em genética, sanidade, nutrição e manejo, os pilares de uma produção animal eficiente. “Utilizando a tecnologia você tem dois caminhos a seguir, o primeiro é produzir qualidade e o segundo produzir commodity. O Brasil tem uma grande aptidão para carne commodities, porém se o pecuarista optar pelo caminho da produção da carne de qualidade precisa entender que as tecnologias utilizadas são diferentes e também que em algum momento ele precisará abrir mão da máxima eficiência em prol da qualidade e isso precisa estar muito bem alinhado dentro do processo produtivo”. Barcellos também irá comentar sobre produção de ciclo completo (cria os animais, abate e vende diretamente ao consumidor).

Com relação ao mercado, as perspectivas internacionais são positivas, ainda mais pensando na transformação do Paraná em área livre de febre aftosa sem vacinação. “O mercado de exportação continuará crescendo e precisaremos lidar com a grande demanda por proteína.  O Brasil é um dos poucos países com vantagens competitivas para a produção de carne nos próximos anos, inclusive há pesquisas que indicam que nos próximos 30 anos a demanda aumente em 40%.”, informou.

Custos e planejamento
Em primeiro lugar, Barcellos acredita que o pecuarista precisa definir um foco.          “Acredito que produzir sem saber ao certo o que está produzindo e qual o padrão que o mercado que você está produzindo é um dos principais erros. É muito importante você alinhar exatamente o que você vai produzir, para quem vai produzir e por quanto vai vender”.

Sobre o planejamento com os custos, principalmente pensando na silagem de milho, ele afirmou que infelizmente a pecuária depende dessas fontes de alimento que são também utilizadas na produção de aves e suínos e que no caso possuem uma conversão muito melhor que do bovino. “Portanto o pecuarista precisa investir cada vez mais em genética e nutrição por exemplo para que se tenha animais aptos a responderem melhor em desempenho e que façam jus ao valor alto desses insumos”.

O evento
O Show Pecuário foi criado em 2015 com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos negócios aos criadores de animais da região Oeste do Paraná. Além da feira dos expositores da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o evento sempre buscou reunir bovinos de leite e corte, ovinos e equinos, promover leilões, julgamentos e balcão permanente de negócios. Palestras, workshops e reuniões também sempre fazem parte da programação da feira. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná. Com a pandemia, a edição migrou para o formato on-line em 2020, que foi um sucesso. Em 2021, o evento será novamente na plataforma digital. 

TAGS: Show Pecuário




Publicidade