O PIONEIRO DA ELETRICIDADE RURAL
Dércio Galafassi é uma parte viva da história de Cascavel. E seu papel para o desenvolvimento do agronegócio em Cascavel e na região foi fundamental, pois comandou a construção da primeira usina hidrelétrica que tinha como objetivo fornecer energia elétrica aos moradores, a maioria residentes no interior do município
Por: Redação RuralNews
Jaime Canet Junior, que exerceu mandato de 1975 a 1979, foi governador mais importante para Cascavel, segundo o pioneiro.
"Ele chegou até a instalar seu governo provisoriamente no município. Ele disse: já sei que vocês querem energia rural. Então vão fazer levantamento que vou pedir para a Copel auxiliar vocês na eletrificação da área rural", conta Dércio.
"Eu era vereador e vários outros colegas já tinhas regiões definidas para trabalhar. Eu peguei a linha Peroba, Rio da Paz, Gramadinho, Fazenda Jangada e Rio Diamante, que estavam numa região que eu me identificava bem", conta. Dércio foi vereador por dois mandatos, o primeiro de 1977 a 1982 e o segundo de 1982 a 1988, pela Arena.
A energia elétrica na área rural foi um grande beneficio, foi fundamental para impulsionar o agro e que trouxe muito progresso para a região. "Hoje, 100% da área rural de Cascavel possui energia elétrica", comemora o pioneiro.
Dércio Galafassi olha hoje para Cascavel e se impressiona com o crescimento da cidade.
"Cascavel é imprevisível! Não sabemos a que devemos tanto desenvolvimento. Aqui a medicina tem um avanço extraordinário. Isso sem falar no agronegócio, na agroindústria", se espanta. Dércio afirma que hoje o crescimento da cidade é vertical.
"No inicio era horizontalmente, mas hoje temos que olhar pra cima para ver a cidade crescendo. São muitos edifícios novos, faculdades, grandes empresas. É um orgulho poder testemunhar isso", finaliza o pioneiro.
Livro conta a história da família Galafassi
Em 2019 a família Galafassi lançou um livro para contar um pouco a sua história. A obra retrata ao mesmo tempo o desenvolvimento de Cascavel, a vinda do patriarca do Rio Grande do Sul e a história do Tuiuti Esporte Clube, do qual a família foi fundadora em 1949 e Dércio jogador de futebol por muitos anos.
O livro tem encadernação em capa dura e 194 páginas. Registro histórico, a obra traz fotografias antigas, relatos de pioneiros e recortes de jornais e revistas da época.