Publicidade
Geral 26-01-2022 | 12:00:00

Vermifugação de equinos

Entenda por que o manejo de antiparasitários é importante para o desempenho do animal


Por: Redação RuralNews


Cavalos parasitados podem ainda apresentar sintomas leves, como fraqueza, cólicas recorrentes, diarreia com sangue, diminuição da capacidade respiratória, predisposição a outras doenças e, dependendo do grau de infecção, até morrer. "A infecção pode acontecer de forma direta ou indireta, por via oral, quando o animal ingere ovos ou larvas presentes em pastagens, ou pela transmissão direta feita da mãe para o potro, sendo que a forma de contaminação mais comum é a pastagem", explica o especialista.
Outro fator importante é o manejo sanitário do ambiente onde o cavalo vive. Durante a seca, vermifugar é estrategicamente importante pois auxilia a baixar a carga parasitária da pastagem e prepara para a próxima estação. "As infestações são mais frequentes nas estações secas -- outono e primavera (com exceção da região Sul) --, mas a atenção com a vermifugação deve ser feita de forma constante, como prevenção, a cada três meses", recomenda Batista.

Equest

Antiparasitário de amplo espectro à base de moxidectina, é altamente efetivo contra estágios imaturos e adultos dos principais parasitas gastrintestinais, inclusive os vermes na forma encistada. Auxilia também no controle de carrapatos. Equest atua na supressão e na eliminação de ovos dos parasitas, permitindo que os animais expressem seu potencial no esporte e trabalho. "A grande vantagem do Equest é a aplicação via oral e o seu tempo de ação, que pode durar até 112 dias. A aplicação oral facilita o manejo e, com uma única dose, é possível eliminar o problema", fala Batista. "É importante respeitar o intervalo entre as aplicações e estabelecer um calendário a ser seguido na rotina sanitária. A prevenção é a melhor maneira de promover a saúde dos animais", finaliza.

TAGS: Vermifugação




Publicidade