Preços do trigo continuam sendo afetados pela oferta da UE e do Mar Negro
A oferta da UE e do Mar Negro tem sido um dos principais fatores de baixa para os preços do trigo este ano, segundo relatório da hEDGEpoint.
Por:
As reservas de umidade no sul da Rússia continuam a superar os níveis médios. Nos últimos dois meses, as principais regiões agrícolas do sul receberam precipitações cerca de 10 a 20% acima da média.
As condições climáticas favoráveis tiveram um impacto positivo no crescimento constante das safras no sul. Os dados de satélite e meteorológicos indicam uma maior probabilidade de alcançar altos rendimentos nessas regiões.
Vale a pena mencionar que a Rússia tem uma participação maior de trigo de primavera (cerca de 30%) em sua produção total, em comparação com a UE e a Ucrânia. Como a safra de trigo de primavera acabou de ser plantada, há mais espaço para surpresas, caso o clima se deteriore.
Embora as regiões produtoras de trigo de primavera geralmente sejam muito afetadas pelo El Niño durante os principais estágios de desenvolvimento da safra, as previsões atuais são positivas.
Além disso, apesar dos altos números de exportação, a Rússia ainda tem estoques muito altos. De acordo com estimativas da Rosstat, os estoques de trigo nas fazendas estavam em 12,0 milhões de toneladas em 1º de maio.
Esse número é duas vezes maior que a média de cinco anos. O principal fator por trás do acúmulo de estoques foi a safra recorde de 2022 - que, de acordo com várias fontes, foi muito maior do que apontam os números do USDA.