Publicidade
Geral 08-12-2021 | 16:30:00

Novo índice mostra nível de automação no campo e potencial do agronegócio

Baseado em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da consultoria H2R, Índice Agrotech enfatiza o potencial do agronegócio


Por: Redação RuralNews


A principal meta do índice é informar ao ecossistema do agronegócio o cenário atual de automação e digitalização dos processos de produção da agricultura e pecuária no Brasil. Para coleta de informações e posterior construção do índice, foi realizada uma etapa teórico-analítica prévia com pesquisas qualitativas. A partir do conhecimento adquirido, tanto o questionário quanto o índice abarcaram três grandes eixos:
• Gestão ambiental das fazendas como captação inteligente de água, estação meteorológica, formas de monitoramento de pragas e acesso à internet no campo

• Uso de sistemas de gestão, como é formado o gerenciamento das atividades das fazendas e como os sistemas e softwares são utilizados

• Adoção de equipamentos e soluções automatizadas para cada etapa do processo produtivo. Essa avaliação buscou entender a quantidade de equipamentos por fazendas e a proporção desses equipamentos que:
- são automatizados
- monitoram dados
- coletam dados
- integram dados com sistemas de gestão da fazenda

Para cada item possuído é considerada uma pontuação, que resulta em um número índice variável entre 0 (zero) e 1 (um), onde 0 é a ausência de qualquer equipamento, sistema ou maquinário e 1 é a digitalização plena dos processos.

O encontro online de lançamento do Índice Agrotech foi aberto pelo presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, que foi seguido de uma mesa-redonda sobre a realidade nacional da agricultura e da pecuária, além das previsões positivas do potencial brasileiro para liderar globalmente o mercado do agronegócio. Participaram Isabel Roxo, coordenadora da Câmara Agro 4.0 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Renato Seraphim, CEO da ValeOuro Biotec; Alessandra Frisso, diretora da H2R Pesquisas Avançadas; com mediação de Carolina Fernandes, especialista de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

TAGS: Automação no Campo




Publicidade