Nova classificação dos ovos de galinha impactam nas gôndolas dos supermercados
Desde o dia 1º de março a nova classificação dos ovos in casca limitou a apenas quatro tipos de: Jumbo, Extra, Grande e Pequeno.
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Além do tamanho, a classificação também se dá por meio do ‘tipo’ do ovo. Apresentam características do tipo A e B, sendo que o tipo B é destinado exclusivamente para industrialização. A cor também será considerada para fins de rotulagem, e este fator está diretamente ligado à linhagem da ave, podendo ser branca, marrom, vermelha, verde e, até mesmo, em tons de azul, dependendo da da galinha.
Segundo Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil, a nova classificação dos ovos é o processo que garante a integridade e a qualidade externa e interna de cada unidade. “É o que assegura a uniformidade no final do processo produtivo, além de uma excelente aparência, livres de sujeiras e trincas, e maior valorização no mercado”, conta.
Sua praticidade, versatilidade e acessibilidade o colocou entre os protagonistas no prato, não só do brasileiro como do mundo todo. Dessa forma, o setor segue aquecido e trabalhando por melhorias constantes
Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil
A nova classificação de ovos, publicada na Portaria Nº747, se deu a partir de diversas reuniões com o setor, onde foi definido que a redução de faixas de pesos ajudaria na rotulagem, melhor classificação, redução das violações quanto a ovos em faixas diferentes e maior clareza ao consumidor quanto à categoria de produto.
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Alinhado às demandas do setor, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) encaminhou o pedido que foi aceito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e culminou com a publicação da nova tabela.
Segundo Tabatha Lacerda, coordenadora técnica da ABP E diretora do Instituto Ovos Brasil, o que se tem buscado nas revisões de atos normativos, principalmente no que se refere ao setor de ovos, é atualizar procedimentos e, neste caso específico, melhorar a relação com os consumidores, que ainda tem muitas dúvidas sobre a variedade de ovos a ser escolhido na gôndola.
“Quanto mais objetiva a rotulagem, mais facilmente o consumidor entende e escolhe seu produto de preferência”.
O ovo nos últimos anos venceu a injusta alcunha de vilão e se consolidou entre os alimentos mais completos e imprescindíveis disponíveis, estando presente em 97% dos lares brasileiros.
Ainda está tramitando na área técnica do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) outros pedidos do setor com relação às normativas de ovos que devem ser analisadas e, possivelmente, resultarão em novas orientações ao setor produtivo de ovos em breve.
O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde.
Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo.
O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.