Mês de novembro termina abafado e com temporais
Dezembro não começa muito diferente, os primeiros dias do novo mês ainda serão de muita chuva no centro-norte do paÃs e temporais entre o leste do Paraná e de Santa Catarina.Â
Por:
Rancho Queimado, SC: 110,40 mm
Caratinga, MG: 93,60 mm
Timóteo, MG: 89,60 mm
Barreiras, BA: 71,60 mm
Indaial, SC: 62,60 mm
Buritis, MG: 59,60 mm
Acumulados de chuva em 24 horas no Brasil, entre às 14:33 do dia 26/11 e às 14:33 do dia 27/11, segundo dados do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais:
São Bento Do Sul (Colonial), SC: 180,40 mm
Pomerode (Centro), SC: 157,60 mm
Prado (Ribeira), BA: 150,40 mm
Cabo Frio (Centro), RJ: 145,00 mm
Timbó (Bairro das Nações), SC: 134,80 mm
Blumenau (Vila Itoupava), SC: 124,10 mm
Joinville (Nova Brasília), SC: 123,60 mm
No decorrer desta semana, a circulação dos ventos provoca o aumento da chuva, em especial no leste dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Os acumulados tendem a ser bastante elevados sobre grande parte do país, nestes próximos dias.
No leste de Santa Catarina e do Paraná, a tendência é de chuva persistente, céu encoberto e temporais, até a quinta-feira, 1 de dezembro. O litoral de São Paulo, continua com chuva frequente entre esta segunda (28), e pelo menos até a sexta-feira (02). O Vale do Ribeira, a região de Cananéia e as demais áreas do extremo sul paulista seguem em alerta nestes próximos dias.
A chuva ganha força novamente no Rio De Janeiro, leste e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O risco para transtornos aumenta de novo no interior capixaba, na região do Vale do Rio Doce e na Zona da Mata Mineira.
O interior do Nordeste, segue a semana com muita chuva e nestes últimos dias de novembro, temporais entre o centro-sul do Maranhão, sul do Piauí e estado da Bahia, ainda com altos acumulados ao longo desta semana no litoral sul baiano. Mesma condição de tempo pelo Norte do país. Novembro se despede com temporais, tempo abafado e chuva forte, ainda com potencial para raios e rajadas de vento, principalmente no Amazonas, Pará e estado do Tocantis.
Dezembro começa com muita chuva no BR
Os primeiros dias do mês de dezembro serão de chuva pelo Brasil. Com mais sol durante o dia no Sudeste, parte do Sul do país e em Mato Grosso do Sul, boa parte da chuva a partir de quinta e também na sexta-feira, fica concentrada à tarde nestas áreas. O estado da Bahia, o sul do Maranhão, Piauí, o leste do Espírito Santo e do Amazonas e o estado de Rondônia, podem receber chuva a qualquer momento da sexta-feira, com alto potencial para temporais.
Chuva acumulada de 27/11/2022 a 01/12/2022