Geral
03-10-2022 | 13:57:00
Por: Redação RuralNews
Goiânia recebe projeto de educação ambiental em setembro e outubro
As atividades propõem a reflexão sobre o meio ambiente utilizando a fotografia como ferramenta de transformação
Por: Redação RuralNews
Com encontros de segunda a sexta-feira na instituição, os arte-educadores desenvolverão ações relacionadas à educação ambiental com estudantes e professores. Nas atividades, além de aprenderem técnicas fotográficas, os participantes serão convidados a pensar sobre a importância de perceber e cuidar do mundo em que vivemos, por meio de um olhar crítico, que será transformado em fotografia durante as aulas.
enbsp;Plantando o Futuroenbsp;
As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre as crianças e adolescentes e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas. Durante as atividades, também serão realizadas plantações de horta na própria instituição, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é trazer consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.
enbsp;“Durante os nossos projetos notamos o aumento de consciência gerada pelos alunos sobre o futuro, a vida e a forma como todos esses elementos refletem nas fotografias. Temos a oportunidade de construir, nas crianças, uma consciência ambiental por meio das imagens. Com certeza, elas farão do nosso mundo um lugar melhor”, relata Andreza Portela, coordenadora de projetos.
enbsp;Segundo Monique Cardoso, Gerente de Sustentabilidade e responsável pelos projetos relacionados à responsabilidade social, fomento à cultura e ao esporte da Lavoro, a iniciativa cumpre um importante papel de inclusão e, sobretudo, abre um espaço para a discussão da importância de cuidar do nosso planeta. “Acreditamos que a consciência ambiental é um tema que deve ser discutido desde a infância. Apoiar projetos como o Florescer é semear um futuro mais sustentável para todos nós”, reitera.
Saída Fotográficaenbsp;
No decorrer das atividades, os estudantes realizarão “saídas fotográficas”, onde colocarão em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criarão uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.
Conexão com a Comunidadeenbsp;
Ao final da oficina, os participantes serão prestigiados em uma cerimônia de formatura aberta à comunidade, com entrega dos certificados de conclusão. A instituição também receberá uma linda exposição com as fotografias e mensagens criadas ao longo do projeto.
enbsp;Além do Florescer, o Grupo Lavoro apoiará diversos projetos durante todo o ano de 2022. Em 2022, o Grupo Lavoro está destinando cerca de R$ 1,85 milhão, em recursos oriundos de renúncias fiscais via leis de incentivo, para 22 iniciativas culturais, esportivas e sociais, como fundos municipais de apoio à infância, adolescência e ao idoso, além de eventos esportivos e culturais.
As ações estão distribuídas em cerca de 30 municípios brasileiros, localizados nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Goiás, regiões nas quais a Lavoro atua por meio de suas empresas. As iniciativas estão divididas em quatro pilares:
CULTURA. Serão patrocinados: dois espetáculos e um festival de teatro; programas de formação para jovens em artes e fotografia, folclore e sustentabilidade; pesquisa em cultura alimentar regional; e um projeto de cinema.enbsp;enbsp;
ESPORTE. Receberão incentivo: atividades de inclusão e contraturno escolar para crianças e jovens; eventos esportivos de grande porte; e um plano de formação de atletas de alto rendimento.
INFÂNCIA E JUVENTUDE. Serão apoiados fundos municipais voltados para a pesquisa em saúde infantil, inclusão social e contraturno escolar, e investidos recursos para o fortalecimento de políticas públicas em educação e assistência.
IDOSO. Receberão subsídios financeiros, entidades que realizam atendimento de saúde e promovem atividades comunitárias para o público 55+, além de casas-lares para idosos.enbsp;