Geral
01-10-2021 | 17:00:00
Por: Redação RuralNews
Dia Mundial do Vegetarianismo: 30 milhões de brasileiros são adeptos do estilo de vida
Mudanças de comportamento da população criam oportunidades para marcas do segmento
Por: Redação RuralNews
"Estamos passando por um momento de mudanças de comportamento por parte da população. As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os alimentos que consomem e seus benefícios e malefícios, e a crescente demanda por produtos plant-based (ou feitos de planta, em tradução livre) mostra isso. O interessante é notar que essa procura vai além dos veganos e vegetarianos, chegando naqueles que ainda comem carne, mas de maneira mais consciente e esporádica. O mercado plant-based é o futuro da indústria alimentícia, e quem ainda não percebeu isso ficará para trás".
Naturalmente, a oferta de produtos para o público vegetariano também cresceu. A venda de alimentos plant-based teve um amento de 69,6% entre 2015 e 2020, de acordo com a plataforma Euromonitor. E a projeção para o futuro é ainda mais positiva: a Edison Group, empresa de pesquisa de mercado, espera que este mercado quase triplique nos próximos anos. Em 2018, sua receita foi de US$ 46 bilhões. Para 2025, a expectativa é que seja de US$ 120 bilhões.
Segundo Oliveira, produtos de origem vegetal encontrados no mercado, como carnes à base de ervilha e soja, podem ser uma alternativa para quem busca ainda mais praticidade sabor na alimentação: "os adeptos das dietas vegetais muitas vezes comentam sobre a dificuldade de complementar suas refeições com opções que vão além de legumes, verduras e leguminosas. Apesar de serem fundamentais ao corpo, pode surgir o desejo ou até mesmo necessidade de consumir algo diferente. Apostar em alimentos prontos, preparados com ingredientes naturais e suplementados com vitaminas como A, B9 e 12, é uma boa opção para os recém-chegados e vegetarianos de longa data".