Fruticultura 12/02/2024

Fundecitrus confirma quebra da safra de laranja em SP e MG

Greening e antecipação da colheita interferiram no resultado

Colheita antecipada teve frutas menores neste ano. Foto: Divulgação/Fundecitrus

Redação em Campo Grande/MS

O Fundecitrus - entidade que reúne produtores de citros de todo o país - divulgou a terceira reestimativa da safra de laranja 2023/24 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro. O levantamento mantém a projeção anterior, de dezembro do ano passado, de 307,22 milhões de caixas de 40,8 kg – uma redução de 0,7% milhões de caixas em relação à projeção inicial de maio de 2023.A colheita das variedades precoces terminou com aumento de 2,27 milhões de caixas, como resultado, segundo o fundo, de "chuvas abundantes no primeiro semestre de 2023", As projeções para as variedades de meia-estação e tardias ainda indicam uma queda de 4,39 milhões de caixas.A atual reestimativa não teve alteração devido às condições climáticas desfavoráveis que persistiram nos dois meses seguintes à última revisão, com chuvas abaixo da média histórica e temperaturas elevadas. Outros fatores que influenciaram a diminuição da safra incluem a incidência de greening e o ritmo mais acelerado da colheita nesta temporada, reduzindo o tempo disponível para o desenvolvimento dos frutos.
Considerando que mais de 95% da produção já foi colhida, os números dessa reestimativa refletem com precisão a atual situação da safra, com pouca margem para mudanças até o encerramento.
As atualizações da taxa de queda prematura e dos tamanhos dos frutos nos diferentes setores, nesta revisão, não foram suficientes para afetar o número geral da safra devido à pequena variação observada e à compensação entre eles, com o aumento em alguns fatores e redução em outros.


TAGS: frutas - laranja - colheita - safra - greening