Feiras 07/02/2024

Fávaro defende estoques reguladores durante visita ao Show Rural Coopavel

Redação em Cascavel/PR

Apesar de informado da reação negativa de lideranças do agronegócio contrárias à volta dos estoques reguladores de grãos, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) disse ser favorável à volta da política de estoques reguladores de grãos, em andamento na Conab e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Fávaro disse considerar importante haver estoques para “regular preços quando estiverem elevados e contribuir para quedas não comprometam o negócio de produtores”.Para o ministro, isto não seria intervenção no mercado, mas apoio no controle de preços e de abastecimento da agroindústria e de pecuaristas, além do mercado consumidor do varejo. "A realidade de hoje é diferente da do passado. O momento é de garantir estabilidade aos produtores de grãos e de proteína animal", disse.
O presidente da Federação da Agricultura, Ágide Meneguette, e o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, não apoiam integralmente a ideia por consideram mais importante a regulação de preços pela oferta e demanda. Meneguette disse que a proposta da Conab é "um retrocesso".

Divisão da Conab

Numa entrevista coletiva, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), Fávaro também respondeu a perguntas do jornalista Valdecir Cremon, editor do Rural News, sobre vários assuntos. Um deles foi a divisão da Conab, que considera positiva.

TAGS: Show Rural Coopavel - Carlos Fávaro - Estoques reguladores