Feiras 05/02/2024

Expodireto Cotrijal 2024 será lançada nesta segunda- feira, em Porto Alegre

Evento marca o início da campanha de divulgação da feira, que ocorre de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque

Feira realizada em 2023 em Não-Me-Toque. Foto: Divulgação

Redação em Porto Alegre/RS

De 4 a 8 de março, o município gaúcho de Não-Me-Toque, que ostenta o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão, sediará mais uma edição da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo do evento é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural. A feira será lançada nesta segunda-feira, em Porto Alegre (RS).
Os benefícios da feira vão da informação assimilada em uma conversa informal entre o pesquisador e o produtor rural, até palestras com foco específico, passando por demonstração estática e dinâmica de produtos e serviços. Tudo está disponível para ser conhecido, avaliado e adotado. A ampla programação encurta caminhos entre as fontes geradoras de tecnologia e o produtor rural.
Os últimos dois anos foram muito desafiadores para o agronegócio gaúcho, devido à quebra de produção.
Nei Manica
A presença de instituições financeiras possibilita o acesso dos produtores rurais a linhas de crédito de órgãos oficiais ou empresas privadas. Dessa forma, em um mesmo espaço, o homem do campo tem condições de conhecer, avaliar e adotar avanços que o auxiliem no aumento da produtividade, na solução de problemas específicos e na viabilização da atividade.
O parque da Expodireto Cotrijal conta com 131,2 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades. E a entrada é gratuita.
Uma das novidades para a 24ª edição é a ampliação do estacionamento, visando facilitar o acesso do público ao parque. Em 2023, mais de 320 mil pessoas visitaram a feira, em cinco dias. Para este ano, um novo estacionamento está sendo construído, com mais 2 mil vagas para carros e motos, localizado à direita da RS-142, no sentido de Victor Graeff a Não-Me-Toque. Assim, o total de vagas passa a ser de mais de 11 mil. Além disso, uma empresa terceirizada foi contratada para administrar o estacionamento, agilizando a entrada no parque.
Realizada desde o ano 2000, a feira atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver o que os cerca de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo. O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, diz que a expectativa é atrair grande público e gerar ótimas oportunidades de negócios. “Os últimos dois anos foram muito desafiadores para o agronegócio gaúcho, devido à quebra de produção. Agora, se o clima continuar favorável, teremos uma safra melhor, o que renova o ânimo do campo. Além disso, a feira é reconhecida por reunir, em um único local, inovações em todos os segmentos do agro, atraindo a atenção de produtores de todo o país e também estrangeiros”, avalia.


Expodireto Cotrijal 2023 em números

62 países
320,5 mil visitantes
591 expositores
131 hectares
R$ 7,04 bilhões em negócios

TAGS: feira - cotrijal - não-me-toque