Demanda retraída e estoques reduzidos marcam início de julho no mercado paulista
Segundo levantamento do Cepea, o volume de etanol hidratado comercializado na primeira semana de julho no estado de São Paulo foi o menor registrado desde o início da safra 2025/26, em 1º de abril. A comercialização teve queda de 40,4% em relação à semana anterior, o que representa quase 20 milhões de litros a menos negociados.
De acordo com o Cepea, muitos compradores já estavam abastecidos com aquisições realizadas em semanas anteriores, o que contribuiu para o afastamento da demanda no mercado spot paulista. Do lado da oferta, agentes de usinas mantiveram os preços pedidos, respaldados pelos estoques reduzidos de etanol neste momento da safra.
Os preços oscilaram pouco na semana. Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado em São Paulo fechou em R$ 2,6055 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), registrando queda de 0,17% frente à semana anterior. Já o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro apresentou leve alta de 0,11% no mesmo período, cotado a R$ 2,9996 por litro, também líquido de impostos.