Economia
11-03-2022 | 18:30:00
Por: Redação RuralNews
Retomada da feira é fator de otimismo no setor de máquinas
O setor de máquinas agrícolas da Expodireto Cotrijal 2022 é um dos espaços de maior concentração de produtores durante os cinco dias da feira
Por: Redação RuralNews
Apesar do cenário de seca no RS, a boa produtividade da soja na safra 2020/21 elevou o preço das commodities, oportunizando ao produtor renovar ou ampliar seu maquinário na busca de maior produtividade e rentabilidade.
As empresas do setor presentes na Expodireto Cotrijal 2022 estão atentas para este fator e, apesar do receio inicial de que o cenário climático atual desfavorável para a agricultura no Estado pudesse refletir no desaquecimento das vendas, o clima é de otimismo.
O gerente comercial da Região Sul da New Holland Agriculture, Jefferson Kohler, confessa que iniciou a feira com uma expectativa um pouco baixa em relação à comercialização, tendo em vista o cenário gaúcho em relação à seca.
"A seca atingiu com força algumas regiões que são importantes para o setor de colheitadeiras e tratores. Isso refletiu na mudança do mix de produtos que estão sendo comercializados na feira. Estamos vendendo mais máquinas de maior porte do que máquinas pequenas, isso porque o grande produtor está mais capitalizado, apesar da dificuldade da safra, diferente dos pequenos produtores, que sofrem mais com esse cenário agronômico atual", pontua
Kohler explica que muitas negociações são feitas durante o restante do ano, mas que a retomada da Expodireto Cotrijal foi muito importante para impulsionar o setor, uma vez que os produtores gostam de visitar a feira, conferir de perto as novidades e iniciar seu planejamento financeiro.
"Apesar de a média de produção ter caído bastante, o preço das commodities está mais alto. Isso equilibra as perdas na produtividade e paga o custeio da próxima safra". Ele acredita que a empresa deverá encerrar a feira com bons números, uma vez que o valor financeiro de comercialização já nos primeiros dias foi uma surpresa positiva.
Leandro Conde, gerente de marketing da Case IH, disse que o movimento dos primeiros dias na feira chegou até a surpreendê-lo, mesmo existindo uma expectativa bastante positiva em relação aos negócios.
"Os clientes estão vindo para feira, estão com vontade de negociar, apesar do cenário da seca no RS, o que poderá afetar um pouco a comercialização. Ainda assim, esperamos um incremento de 5 a 10% nos negócios em relação à última edição da Expodireto Cotrijal".
Para ele, a retomada da feira é um fator importante na prospecção dos negócios, pois permite que o produtor possa ver de perto o maquinário e escolher o que melhor convém para sua propriedade.
"Os anos de 2020 e 2021 foram os de maiores lançamentos da empresa – renovamos toda alinha de produtos e fizemos tudo on-line. Nem todos os clientes tiveram a oportunidade de ver presencialmente o maquinário e aqui eles têm essa chance. A partir do momento em que ele vê de perto a máquina, tem uma impressão diferente para seguir com as negociações", finalizou Conde.
Busca por sistemas de irrigação em alta
Se havia algum receio de dificuldades de comercialização na área de máquinas – o que não está acontecendo -, o setor de equipamentos para irrigação já vislumbrava um cenário altamente positivo antes de iniciar a feira. "Sabemos da dificuldade e desafios dos produtores com este cenário de seca no Estado e nosso segmento é um importante aliado para dar suporte à produção em tempos de chuvas escassas", destacou o gerente comercial da Fockink, Juan Latorre.
Ele destaca que a empresa chegou com perspectivas muito positivas na feira e elas estão se concretizando. A pandemia não diminuiu a comercialização de equipamentos para os produtores que já se utilizam dos processos de irrigação, mas o retorno da Expodireto está fazendo com que os não irrigantes busquem mais informações sobre equipamentos que possam atender às necessidades de sua propriedade.
"Nesta edição da feira viemos com a expectativa de atender esses clientes não irrigantes, que estão sentindo, mais do que nunca, a necessidade de fazer um investimento em irrigação para dar continuidade aos seus negócios. Viemos preparados para atender a demanda dos agricultores necessitados de informação para viabilizar um processo de irrigação e estamos muito satisfeitos com a grande procura". O gerente destacou ainda que, apesar não ter números ou índices de vendas computados, tem a certeza de que a comercialização durante a feira será muito positiva.