Economia 13/03/2024

Pagamentos por boletos poderão ser cancelados no mesmo dia

Regras para uso de notas bancárias mudam na próxima sexta-feira

Em 2023, sistema possibilitou movimentação de R$ 5,8 bilhões. Foto: Contabilidade LFF

Redação em Campo Grande/MS

Os boletos bancários – um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros para pagar as contas do dia a dia dos consumidores – terão mais poder no processo de processamento. Contas pagas por este modelo antes das 13h30 poderão ser canceladas no mesmo dia, a partir desta sexta-feira (15). O período de liquidação no mesmo dia é denominado D+0. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os pagamentos efetuados após as 13h30 continuarão sendo liquidados em até um dia útil (D+1).
A alíquota afetará apenas quem deve o documento, ou seja, quem receberá o dinheiro durante o dia. Nada mudará para quem paga diretamente suas dívidas.
Porém, no caso do comércio eletrônico, por exemplo, a Febraban acredita que beneficiará o comércio e os consumidores, que poderão agilizar a entrega tanto de bens quanto de serviços.
Esta nova funcionalidade faz parte de um projeto de modernização deste meio de pagamento e envolverá 136 instituições bancárias.
O vice-presidente de Serviços da Febraban, Walter Faria, explica as expectativas do setor. “No início desta mudança, estima-se que cerca de 57% dos empréstimos poderão ser processados ​​no mesmo dia, enquanto 43% ficarão dentro da janela T+1. .operando sem problemas técnicos, a ideia é iniciar pesquisas para trazer todos os boletos no prazo D+0”, avaliou.
Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas com notas bancárias, totalizando R$ 5,8 trilhões.

TAGS: economia - boletos


Texto publicado originalmente em https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-03/boletos-pagos-ate-13h30-poderao-ser-compensados-no-mesmo-dia